Bioquerosene de aviação terá usina e certificadora em Minas

Raul Mariano - Hoje em Dia
24/10/2014 às 07:58.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:44
 (RENATO COBUCCI 01/07/2011)

(RENATO COBUCCI 01/07/2011)

A proposta de transformar o terminal de Confins no primeiro “aeroporto verde” do país está mais perto de se tornar realidade. O governo estadual está em tratativas com potenciais investidores para a construção de uma biorrefinaria, no valor estimado de US$ 4 milhões, a ser construída em uma área próxima ao aeroporto para facilitar a logística de abastecimento das aeronaves. 

Um protocolo intenções de parceria entre o governo de Minas e a companhia aérea KLM, a fabricante de biocombustíveis Sky NGR e a empresa especializada em soluções biossustentáveis Fundação Be-Basic foi assinado nessa quinta-feira (23) para desenvolver a Cadeia Produtiva de Bioquerosene para a Aviação (BioQav) no Estado.

Com a iniciativa, também será criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o primeiro centro de referência em certificação de BioQav do Brasil.

As ações envolvem pesquisa, refino, certificação, produção e utilização do bioquerosene pelas empresas aéreas que operam no Aeroporto de Confins e integram o Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para a Aviação.

A parceria durará três anos e o primeiro projeto deverá ser lançado em 60 dias. As cidades de Jaíba e Montes Claros, no Norte de Minas, devem ser as primeiras a ter as estruturas agrícolas impulsionadas dada a capacidade de fornecimento de matérias-primas para a produção de biocombustíveis.

“O querosene de fonte renovável tem uma demanda colossal. No início do próximo ano, vamos ter a primeira exportação do óleo bruto para o exterior”, afirmou o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde, que compara o óleo da macaúba a uma espécie de petróleo renovável. Ele explicou que inicialmente a intenção é a de se construir uma biorrefinaria piloto, com produção estimada em 2 mil toneladas/ano, e que já teria, de acordo com ele, a Gol Linhas Áreas como cliente de 100% da produção.

O diretor comercial da Air France-KLM no Brasil, Marcel Kuijn avalia que é o começo de uma mudança cultural no mercado. “Nossa companhia tem um Plano de Ação Climática, cujo objetivo é reduzir em 20% as emissões até 2020, em relação aos níveis de 2009”, comenta.

Redução das emissões

A redução das emissões decorre de uma mistura de 4% de bioquerosene de aviação produzido a partir de óleo de milho não-comestível proveniente do etanol, o ICO, e de óleos e gorduras residuais, o OGR.

No mês de junho, a Gol Linhas aéreas realizou o primeiro voo verde partindo de Confins
rumo a Brasília.

A indústria de aviação estabeleceu a meta de atingir crescimento neutro em carbono a partir de 2020 e reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono até 2050. 

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