Boconcept escolhe BH para aportar no Brasil

Estadão Conteúdo
26/10/2015 às 07:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:12
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Belo Horizonte foi a cidade brasileira escolhida para abrigar a primeira unidade da BoConcept no Brasil, marca dinamarquesa especializada em móveis de alto luxo. Com curadoria italiana de tecidos e peças que chegam a R$ 60 mil, a casa foi inaugurada no início do mês. Cerca de R$ 2,5 milhões foram investidos na loja, que possui 400 metros quadrados e está instalada no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul da cidade.

A previsão é a de que o investimento se pague em três anos. “Na minha opinião, o Brasil está vivendo mais uma crise política do que econômica. O segmento de luxo tem crescido de 5% a 6% ao ano”, afirma Ricardo Ventura, um dos sócios da unidade brasileira. O otimismo é tanto que ele já prevê uma nova loja em São Paulo em breve. “Já temos boas encomendas de móveis”, comemora o empresário.

No local, o cliente encontra móveis diferenciados, com qualidade superior e designs que vão do clássico ao moderno. Além das peças expostas, o cliente tem total liberdade para personalizar os móveis, seja no tamanho, na cor ou no tecido. “Um mesmo sofá pode custar R$ 10 mil ou R$ 60 mil. Depende do tecido que o cliente escolher”, diz Ricardo.

Para ajudar o consumidor, a loja possui uma FabricWall, ou seja, uma parede de tecidos. Nela, todos os tecidos disponíveis na BoConcept estão dispostos em peças de 1,20 metro. “O cliente pode pegar a peça e colocá-la sobre um sofá, por exemplo. Assim, ele sabe como ficará o móvel depois de pronto. É muito prático. Quando as cores são apresentadas em catálogos pequenos, fica difícil imaginar”, explica.
 
Outro diferencial é o fato de os móveis estarem distribuídos em 22 ambientes montados. São salas de jantar, quartos e outros, totalmente montados e decorados com peças da loja, que também comercializa acessórios, como equipamentos de iluminação e peças decorativas. A ideia, segundo o sócio, é que o visitante da loja se sinta em casa.

Direto para BH

A ideia de trazer a BoConcept para o Brasil surgiu durante uma viagem aos Estados Unidos. Na época, Ventura trabalhava em uma grande empresa de decoração, mas estava decidido a abrir o próprio negócio. Passeando com a esposa pela América do Norte, ele recebeu um catálogo da marca e se encantou.

Logo, percebeu que ela estava presente nos 50 maiores países do mundo, mas o Brasil não aparecia na lista. “É uma loja muito conceituada em Tóquio, Xangai, Paris e Nova York, por exemplo. Quis trazer este conceito de qualidade e design para o Brasil”, afirma.

E, segundo Ventura, que é paulista, Belo Horizonte foi escolhida a dedo para abrigar a unidade. Ele explica que o mineiro tem um tino a mais para a decoração. “Minas Gerais tem excelentes profissionais, as mostras de decoração realizadas no Estado são sempre incríveis. O mineiro ama decoração, tinha que ser aqui”, diz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por