Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Essa é uma celebre frase tirada do livro 'A Arte da Guerra', do militar chinês Sun Tzu, mas é, na verdade, é uma estratégia que uma das maiores empresas brasileiras acabou de adotar no mercado cervejeiro brasileiro. Na manhã desta terça-feira (10), a Ambev anunciou uma associação inédita com a microcervejaria mineira Wäls, mostrando que a maior empresa de bebidas do País está de olho e se sentindo incomodada com o crescimento do setor cervejeiro artesanal.

Segundo os próprios sócios da Wäls, os jovens José Felipe Carneiro e Tiago Carneiro, dois talentos do mundo cervejeiro, a Ambev vai agregar tecnologia, distribuição e acesso a ingredientes, e em troca vai contar com o conhecimento do mercado de cervejas artesanais, no qual a Wäls opera desde 1999.

“Sempre admiramos o Tiago e o Zé por sua criatividade e espírito desbravador, que resultam em cervejas maravilhosas e muito premiadas, inclusive com a única medalha de ouro já conquistada pelo Brasil na World Beer Cup, a copa do mundo da cerveja. Agora, vamos unir o melhor dos dois mundos e trocar experiências para continuar surpreendendo nossos consumidores com cervejas de altíssima qualidade e muita inovação”, afirma Daniel Wakswaser, diretor de Marketing da Bohemia.

Segundo os dados divulgados, a Wäls tem um faturamento anual de cerca 9 milhões de reais e produz 500 hectolitros de cerveja por mês. Um dos principais interesses da maior cervejaria do Brasil está em agregar ao seu portfólio. Recentemente a mineira Wäls Dubbel conseguiu um feito inédito entre as cervejarias brasileiras na prestigiada World Beer Cup, realizada nos Estados Unidos. Na premiação do ano passado, o rótulo tupiniquim Dubbel ganhou a medalha de ouro na categoria “Belgian Dubbel” e o
Quadruppel ficou com a medalha de prata no grupo de “Outros Estilos Belgian Ale. Ao todo, mais de 1.400 cervejarias de 58 países inscreveram quase 4.800 rótulos para participar do concurso, que engloba 94 modalidades e é organizado pela Brewers Association.

Para celebrar, Wäls e Bohemia lançam sua primeira receita exclusiva: a Saison d’Alliance – uma cerveja do estilo Saison/Farmhouse Ale. Essa cerveja têm matérias-primas globais, possibilitado pela Bohemia, e toda a criatividade da Wäls. A Saison d’Aliance leva especiarias de sálvia, gengibre e hortelã e está sendo fermentada com uma cepa de levedura original da região da Valônia, interior da Bélgica – a mesma utilizada na produção da marca Leffe.

A cerveja terá edição limitada de 2 mil litros, disse a Ambev, acrescentando que as garrafas com a bebida terão 375 ml cada e serão fechadas com rolhas, sendo distribuídas a partir de março.