Classe A importa pescados de vários países e fatura R$ 3,5 milhões por mês

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
09/12/2016 às 19:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:01

Quando voltaram de Brasília para Belo Horizonte, os mineiros Anselmo Rodrigues e Marcelo Rodrigues resolveram empreender juntos. Sem experiência em nenhum tipo de negócio, os irmãos apostaram no comércio de peixes. A estratégia era trazer o que há de mais saboroso no mar e nos rios mundo afora. E deu certo. Com faturamento mensal na casa dos R$ 3,5 milhões, os proprietários da Classe A têm expectativas de que com vendas online e distribuição para outros Estados a receita mensal salte para a casa dos R$ 4,5 milhões em 2017.

A empresa é da década de 90, quando oferecia apenas produtos congelados. Mas foi após 2002 que começou a comercializar também mercadorias “in natura”. Os grandes investimentos em modernização do centro de distribuição vieram a partir de 2010, quando o empreendimento começou a ser repaginado. A intenção da dupla era garantir que o peixe chegasse o mais fresco possível para venda em Belo Horizonte. Para tal, houve investimento de R$ 4 milhões, em 2014, em toda a parte logística e de informática.

Aos poucos, os cerca de 3 mil quilos vendidos por semana  saltaram para 30 toneladas em 2016. Desse total, cerca de 8 toneladas vão para cidades do interior de Minas, que é onde a Classe A busca fortalecer seus mercados. “Várias cidades no Vale do Aço, Sul de Minas e Triângulo já recebem peixe fresco toda semana”, explica Anselmo Rodrigues.

Outro diferencial na empresa é a diversificação dos produtos oferecidos. O grande destaque é o salmão, que responde por 60% das vendas. Um dos tipos desse peixe vem diretamente do Chile, em carretas semanais. “Prezamos pelo alto padrão de qualidade dos peixes. Procuramos trazer o que há de melhor no mercado, seja na costa brasileira, interior ou no exterior. Temos peixes vindos da Noruega, Portugal e Nova Zelândia, sem contar o Chile”, detalha Anselmo.

Parcerias

O boom da gastronomia oriental e a parceria com o rede de supermercados Verdemar, no qual os sócios mantêm contrato para garantir a distribuição exclusiva de peixes e frutos do mar, contribuiu para a expansão de mercado dos produtos da Classe A.
E tem mais. “Atualmente, nós fornecemos mercadoria fresca para quase todos os grandes restaurantes de Belo Horizonte, como o Taste-Vin e o Vecchio Sogno”, complementa Marcelo.

Produtos com cortes especiais são encontrados somente na nova loja em BH

Uma das novidades da Classe A em 2016 foi a inauguração de uma loja dentro do centro de distribuição. Lá, estão disponíveis os produtos da linha gourmet, prontos para o consumo, além dos frescos com cortes especiais para os amantes da arte culinária. “Os preços não são diferentes dos praticados no Verdemar. Mas os pescados têm opções de cortes e tamanhos diferentes, que o consumidor só vai encontrar na nova loja”, explica Anselmo Rodrigues, um dos sócios da Classe A.

Outra novidade foi o investimento no e-commerce e um software de venda online. “Temos um mix de produtos congelados direcionados especificamente para ao varejo. Conseguimos certificação no IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e todo o peixe que entra no nosso estoque recebe uma identificação de onde é possível saber de onde ele veio e para onde ele foi”, explica Anselmo Rodrigues.

No próximo ano, outra novidade dos sócios será o lançamento de um livro de gastronomia, com receitas feitas por chefes convidados dos produtos oferecidos pela Classe A. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2017.Ao todo, devem ser catalogados cerca de 50 diferentes pratos. “A intenção é mostrar para as pessoas que é possível fazer bons pratos com peixes e frutos do mar”, diz Marcelo Rodrigues, um dos sócios.

“Essa onda fitness e o boom da gastronomia oriental fizeram com que, cada vez mais, pessoas tivessem interesse em experimentar novos peixes”Anselmo RodriguesSócio da Classe A

  

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