Consumo do pão de queijo pode decolar pelo mundo em 2014

Fernando Nakagawa
23/11/2013 às 12:00.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:19
 (Divulgação)

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O consumo do pão de queijo pode decolar pelo mundo em 2014. A mesma coisa pode acontecer com o guaraná e com a cerveja brasileira. Essa é uma das apostas da pesquisa anual sobre as tendências do consumo britânico da consultoria Mintel.

O levantamento que antecipa fenômenos de mercado diz que, em ano da Copa do Mundo, o Brasil será uma das principais inspirações do planeta. O fenômeno vai beneficiar praticamente tudo que carregar a "marca Brasil", preveem os pesquisadores, que apostam especialmente nos alimentos, bebidas e produtos de beleza.

"A Copa do Mundo fará o mundo se apaixonar por todas as coisas brasileiras. A vitrine dos produtos brasileiros vai ter de tudo: de comida e moda a produtos de beleza", diz o estudo. A pesquisa explica que a exposição do País durante as semanas do mundial de futebol inspirará consumidores a procurar a "marca Brasil". "Bilhões irão assistir aos jogos e isso cria um enorme potencial ao expor consumidores que poderão comprar todo tipo de produtos e serviços brasileiros."

Ao estudar o consumidor e o mercado, a Mintel tem algumas apostas. Uma delas é o pão de queijo. A consultoria diz que já é possível notar o crescimento da comercialização do produto em parte do varejo britânico. Com maior oferta, a pesquisa diz que o pão de queijo "tem potencial para decolar" no próximo ano. A maior cadeia de supermercados do Reino Unido, a Tesco, por exemplo, já vende a mistura para o pão de queijo em parte da rede.

Bebidas. Para a pesquisa, as bebidas também têm potencial e estão mais avançadas no processo de internacionalização. "O Guaraná Antarctica e a cerveja Brahma estão na vanguarda", diz o estudo, que acredita que essa tendência se acentue em 2014.

A cerveja brasileira já é, por exemplo, a marca oficial de um dos mais badalados e caros bares londrinos, na cobertura de um dos mais altos edifícios da City. Em bares descolados da capital britânica, o chope da mesma marca também começa a ser vendido com mais frequência.

No ano passado, outra grande rede varejista, o Waitrose, iniciou a venda de vinhos brasileiros.

Beleza. Para o estudo, a indústria da beleza é outro segmento que tem grande potencial. "A beleza é talvez o segmento onde o Brasil está mais estabelecido no imaginário do consumidor britânico."

O estudo afirma que, dentro da área de beleza, o principal nicho é o de cabelos. "Estudo mostrou que 18% dos consumidores de produtos para cabelo estão interessados e dispostos a pagar mais por produtos de alisamento, área em que as marcas brasileiras têm excelência", aponta o estudo.

Outras apostas estão na moda. A Mintel prevê oportunidades especialmente para a moda praia, como chinelos e biquínis. A Copa acontecerá em pleno verão do Hemisfério Norte de 2014.

Além do Brasil, os outros quatro temas apontados pela consultoria que devem pautar o consumidor inglês em 2014 são: relações internacionais britânicas, privacidade, bebidas saudáveis e consumo sem dinheiro.
http://www.estadao.com.br

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