Copa já começou nos restaurantes de Belo Horizonte

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
23/05/2014 às 08:51.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:42
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

A poucos dias para a bola começar a rolar, empresários da gastronomia já entraram em campo para atrair torcedores nos dias de jogos da Copa. Proprietários de bares e restaurantes de Belo Horizonte investiram em infraestrutura, decoração, contratação de garçons bilíngues e também no cardápio. A expectativa é a de que, com o cenário verde e amarelo, o faturamento aumente em até 40% durante o Mundial. 


Uma das novidades é o #Camisa12, nome inspirado na torcida, tida como o décimo segundo jogador. Dos pratos aos adornos, tudo foi pensado de acordo com a paixão dos brasileiros. Com investimentos de R$ 100 mil, a casa, localizada na Savassi, onde funcionava a Cervejaria Devassa, foi especialmente desenvolvida para a Copa do Mundo. Inaugurada em 28 de abril, ficará aberta, a princípio, até 31 de julho.


Segundo um dos sócios, o empresário Daniel Ballesteros, serão instalados dois telões de 250 polegadas e oito TVs entre 42 e 32 polegadas nos dois andares da casa. O chão será pintado de verde nas áreas internas, como se fosse um gramado, e o deck receberá grama sintética. No cardápio, o freguês encontrará a “Seleção Brasileira de Boteco” e a “Seleção Mundial de Boteco”, com pratos elaborados em homenagem a 17 países que participam do torneio.


“Teremos desde o kbab iraniano até o salsichão da Alemanha e o bife de ancho argentino”, diz Ballesteros. Fotos, camisas e bandeiras completam o ambiente. Dos 30 funcionários contratados, dois garçons e um barman têm fluência em inglês, e um dos atendentes é colombiano. O pacote para assistir aos jogos no #Camisa12, com direito a petisco, tropeiro, caipirinha, cerveja, água e refrigerante à vontade, custa R$ 70, para homens, e R$ 60, para as mulheres.


No Café-Club, também na Savassi, os preparativos para a Copa exigiram mais de R$ 100 mil. Doze televisores de 42 polegadas e um telão em alta definição de 200 polegadas esperam pelos torcedores, num cenário totalmente verde e amarelo. Segundo o sócio-proprietário Marcelo Assumpção, nos dias de jogos da “família Scolari” a casa oferecerá show de samba ao vivo e open bar de chope durante quatro horas, por R$ 35.


Quem preferir pode optar pelo sistema comum, e beber apenas o que quiser. Mas sair de lá sem provar o tropeiro “Padrão Fifa” será quase como um gol contra, brinca Assumpção. Espetinhos clássicos e porções tradicionais completam o menu. Ainda haverá a promoção de bolões e sorteios de brindes. “Esperamos elevar o movimento e o lucro em até 50%”, afirma.


Rock e bola


No V8 Garage Speteria, no Sagrada Família, a Copa será no ritmo de rock and roll. “A banda começará a tocar duas horas antes do jogo e por mais duas horas depois da partida”, diz o empresário Adelcio Castro, que buscou inspiração nos estádios ingleses. O time de garçons entrará no “gramado” com uniforme nas cores do Brasil. Um telão de 200 polegadas será instalado. O ingresso feminino custará R$ 15 e o masculino, R$ 20.


No restaurante Boi Vindo, também de propriedade de Castro, a Seleção será embalada por samba e pagode. Os torcedores acompanharão as partidas em oito televisores de 42 a 50 polegadas. O pacote com bufê de petiscos à vontade sai por R$ 30. Bebidas serão cobradas à parte. Nas duas casas, o empresário investiu R$ 20 mil.


Aposta no maior aparelho de TV da cidade


A Seleção Brasileira pode até não consagrar-se campeã, mas Rodrigo Ferraz, proprietário da rede Albanos, quer para si o título de bar com a maior TV em Belo Horizonte. Na unidade do Sion, serão instalados um equipamento com 80 polegadas e outros dois com 70 polegadas. Os torcedores terão ainda a opção de ver as partidas por meio do telão de 120 polegadas.


Com investimentos de R$ 50 mil, Ferraz espera vencer de goleada a descrença de parte da torcida em relação à Copa e faturar até 20% a mais. “Temos uma expectativa grande pelos turistas, que serão um dos maiores públicos no período. Mas também teremos um bom público da capital e de cidades próximas”, acredita.


Para receber a freguesia, 10 funcionários foram contratados, incluindo hostess bilíngues, e a equipe de garçons e gerentes tiveram aulas de espanhol.


Até os taxistas saem ganhando. Segundo Ferraz, o motorista que levar um passageiro até o Albanos recebe um voucher com dois benefícios: R$10 em combustível e um lanche. A choperia também vai oferecer 10% de desconto na conta para cliente que forem embora de táxi.


Com investimentos de R$ 20 mil, Vinícius Pereira aposta na Casa Cheia, literalmente. Na filial Savassi do tradicional boteco do Mercado Central, serão cinco novos televisores. “Esperamos um movimento, no mínimo, 10% acima de um dia normal”, diz o empresário.


Na churrascaria Ambrósio’s, os torcedores apostarão no vencedor da Copa do Mundo 2014. Ao final do evento, o restaurante realizará um sorteio entre os clientes que acertaram o campeão. O sortudo receberá duas cortesias para almoço. E enquanto durar a Copa, os preços dos rodízios sairão pela metade do preço: R$ 44,90, de segunda a quarta, e R$ 49,90, de quinta a sábado. Na Pizzaria Olegário, da Pampulha, uma enorme lona foi montada na área externa, com grama artificial e capacidade para 140 pessoas. O bufê com frios, petiscos e bebida custa R$ 130. “Já temos três reservas de grupos estrangeiros”, comemora o sócio Agilberto Martins.
 

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