Espera por carro chega a 90 dias em Belo Horizonte

Rodrigo Moinhos - Do Hoje em Dia
10/09/2012 às 07:05.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:08
 (Renato Cobucci/Hoje em Dia)

(Renato Cobucci/Hoje em Dia)

Os consumidores que compraram veículos aproveitando a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) estão enfrentando prazos mais longos para receber os automóveis.

Antes desse período de IPI reduzido, muitos veículos podiam ser retirados no ato da compra. Em algumas empresas, o tempo de espera para recebimento do automóvel pode chegar a até 90 dias, devido à personalização que alguns modelos podem sofrer.

As concessionárias garantem que os prazos são cumpridos e, quanto mais personalizável o modelo, maior poderá ser o tempo de espera.

Influência

De acordo com informações da Fiat Automóveis, atualmente ocorre um tempo de espera entre 60 e 90 dias, para entrega das versões do Palio 2012 e do Grand Siena 2012.

Esses dois modelos possuem várias versões e a personalização pode influenciar na data de entrega.

Outro veículo que pode demorar é o Punto 2012, que hoje chega a registrar cerca de 90 dias de espera. Os lançamentos como o Freemont e o Fiat 500 têm importações mensais que garantem a remessa em dia.

Populares

Os carros populares, por sua vez, passam por um fluxo constante na entrega. Segundo o gerente de vendas da Orca Veículos, concessionária Chevrolet, Eduardo Alves de Oliveira, a demora na entrega do carro dependerá do modelo escolhido.

Mas modelos lançados recentemente, como o Cruze e o Cobalt podem levar até 60 dias para chegar às mãos do consumidor. “São veículos personalizáveis e, quem compra, sabe que pode demorar um pouco até receber”, disse.

Mas os populares da marca estão com as entregas dentro dos prazos combinados com os consumidores.

Na concessionária Forlan, revendedora Ford, os modelos com maior demanda nos meses anteriores foram o Ka e o Fiesta. Eles estão demorando entre 20 e 30 dias para serem disponibilizados aos consumidores.

Pronta-entrega

Já os modelos Fusion e Focus estão disponíveis para pronta-entrega.

“Ao comercializarmos um veículo informamos aos consumidores o prazo para retirada do produto. Por causa do volume das vendas no último mês, tivemos um pequeno atraso na entrega do Ka”, disse o gerente de vendas da Forlan Igor Figueiredo.

A Volkswagen do Brasil informou que o fornecimento de veículos na rede está dentro da normalidade. Em função da grande demanda de alguns modelos, existem alguns casos pontuais de indisponibilidade de alguma versão ou configuração específica que haja em estoque para pronta-entrega.

Cliente pode exigir cumprimento da Oferta

Caso o tempo de espera ultrapasse o estipulado em contrato, o consumidor não ficará à mercê da sorte.

“Por descumprimento da oferta, o comprador poderá buscar seus direitos tanto junto à concessionária, quanto à fábrica para exigir o cumprimento forçado do contrato”, diz Christian Printes, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O consumidor, segundo ele também, tem o direito de receber o veículo escolhido ou trocar por algum equivalente ou exigir a quantia paga corrigida.

Ação

Além disso, se houver lesão ao consumidor por uma demora excessiva na entrega, ele pode ir à Justiça por danos morais. “Inicialmente, deve-se fazer uma reclamação por escrito à concessionária ou à fábrica. Caso não ocorra a entrega efetiva do bem, a saída é buscar os direitos junto ao Procon”, afirma Christian.

Uma das dicas é pesquisar reclamações contra a empresa.

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