Faturamento da indústria mineira cai 20,6% em janeiro

Tatiana Moraes – Hoje em Dia
01/03/2016 às 20:16.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:38
 (Fiat/Divulgação)

(Fiat/Divulgação)

Depois de amargar queda de 15,9% no faturamento em 2015, a indústria mineira começou janeiro com retração de 20,6%, na comparação com igual mês do ano anterior. O resultado, apesar de “drástico”, era esperado devido ao cenário econômico atravessado pelo país.

Os números foram divulgados ontem na Pesquisa Indicadores Industriais (Index), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Veículos
Com retração de 46,7% na receita e responsável por queda de 11,4 pontos percentuais no índice geral, o setor automotivo foi o principal responsável pelo mau desempenho da indústria.

Devido à queda na confiança do consumidor, da alta na inflação (que corrói a renda) e da instabilidade econômica, os clientes têm se afastado cada vez mais dos bens duráveis, que, normalmente, dependem de financiamento. É, justamente, o caso dos carros.

Selic
E, por falar em financiamentos, a taxa básica de juros, que apesar de estável está elevada (14,25%), dificulta os empréstimos, distanciando ainda mais o cliente. Como resultado, o que se vê são montadoras com pátios cheios e concessionárias com estoques altos.

A metalurgia aparece em segundo lugar, responsável pela redução de 2,4 pontos percentuais e retração de 12,6% no índice.

Máquinas e equipamentos
Em terceiro, vem o setor de máquinas e equipamentos, com queda de 39,9% no faturamento e participação negativa de 1,3 ponto percentual no Index. A falta de investimentos das empresas é um dos motivos do resultado.

Com relação ao nível de emprego, houve recuo de 8% contra janeiro de 2015.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por