Forno de Minas cruza fronteiras em busca de faturamento maior

Tatiana Moraes - Do Hoje em Dia
06/01/2013 às 07:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:19
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

A Forno de Minas, tradicional indústria alimentícia com plantas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Conceição do Pará, no Centro Oeste de Minas Gerais, tem planos arrojados para este ano. A empresa prevê faturar R$ 245 milhões, alta de 53% na comparação com 2012, quando a receita foi de R$ 160 milhões. Para alcançar o resultado, foi elaborada uma estratégia que combina aumentos no volume embarcado para o exterior, fortalecimento no mercado interno e lançamento de produtos.

Atualmente, as exportações respondem por aproximadamente 8% do faturamento da empresa.

Neste ano, o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da empresa, Ricardo Machado, prevê uma ampliação de 20% nos embarques. O índice é conservador.

“Em uma projeção mais otimista, prevemos aumentar em 50% as exportações”, afirma. Em cinco anos, a expectativa é de que as vendas para o exterior sejam equivalentes a 30% da receita anual.

Mercados

A Forno de Minas exporta para Estados Unidos, Canadá, Portugal e Uruguai. Para o ano que vem, estão fechados contratos com o Japão, Paraguai, Chile, Suíça, Inglaterra, Holanda e Espanha, entre outros países da Europa. O interesse pelo velho continente tem motivo específico.

“Apesar de a Europa atravessar uma crise, os europeus são abertos a novidades. É um continente heterogêneo”, diz.

Regiões diferentes das alcançadas nos Estados Unidos hoje também estão na mira da empresa. Conforme explica Machado, nos EUA, a Forno de Minas atinge principalmente a comunidade brasileira. Agora, a meta é chegar a restaurantes e varejo em geral.

Ele explica que o Japão não estava nos planos da empresa. “Participamos de diversas feiras internacionais. Clientes do Japão se interessaram”, afirma.

Alguns países da África, como Angola, também estão em estágio avançado de negociação com a Forno de Minas. O momento não poderia ser melhor. Afinal, com a alta do dólar nos últimos meses, o retorno de quem vende para fora do país é maior.

Fortalecer o mercado no Brasil também está no planejamento da Forno de Minas. Embora a marca esteja presente em todos os Estados do país, houve aumento de filiais. O objetivo é estreitar o relacionamento com os clientes.

Em São Paulo, por exemplo, foi implantada uma nova filial. “Antes, a unidade da capital paulista atendia a todo o Estado. Agora, temos uma filial em Campinas que foca o interior”, diz.

Em Brasília, foi instalada uma unidade para atender ao Centro-Oeste e em Curitiba uma filial para responder pelo Sul do país.

Leia mais na Edição Digital. http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/shelf/93

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por