Franquia mineira de inglês cresce com método que promete fluência em 12 meses

Bruno Porto - Hoje em Dia
24/05/2015 às 10:22.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:11
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A abordagem diferenciada que promete fluência na língua inglesa em 12 meses convenceu alunos em 22 estados brasileiros e permitiu ao mineiro Sérgio Monteiro se destacar em um mercado onde a concorrência não dá sossego. Ele é o idealizador e presidente da UPTime Comunicação em Inglês, empresa belo-horizontina, e usa um discurso pragmático.

“Percebi, quando voltei dos Estados Unidos, que os cursos de inglês no Brasil eram muito demorados, e isso ocorre por questões financeiras”, disse.
Há 13 anos no mercado, a UPTime, que virou franqueadora em 2003, tem características peculiares no método de ensino e no modelo de negócios. “Aprendi técnicas que reduzem o tempo de ensino. Fora do Brasil isso não é novidade, mas aqui ninguém trabalha assim. O aluno lê, escreve e fala fluentemente em 12 meses”, afirma Monteiro. Ele diz que o método de ensino, usado nas 186 franquias, com uma média de 230 alunos em cada, que mescla neurolinguística com Mnemônica (método de memorização), foi desenvolvido por ele mesmo.

A estrutura da empresa também não é das mais comuns. A UPTime é um grupo com operação completamente verticalizada: da escola de inglês à gráfica que produz o material de estudo, passando por uma agência de intercâmbio e uma produtora de filmes, tudo está debaixo do mesmo guarda chuva, que no ano passado teve faturamento de R$ 182,8 milhões, e projeta para 2015 crescimento de 15%. O grupo emprega 2.480 pessoas em 22 estados mais o Distrito Federal.
“Não tenho problema com fornecedores. Posso solucionar problemas com maior agilidade e uma empresa do grupo gera negócios para outra”, disse.

Expansão
Tanto para lançar o negócio como em seus plano de expansão, a UPTime usa recursos próprios, sem recorrer a financiamentos, segundo informou a empresa.
O investimento em uma franquia varia conforme o local, e fica entre R$ 65 mil e R$ 140 mil, com o retorno estimado entre 9 e 18 meses. O valor do curso também pode oscilar, mas o aluno, já contabilizado o material de estudo, vai desembolsar de R$ 3,5 mil a R$ 5,2 mil por um ano de aulas.

Confiabilidade
Sérgio Monteiro prevê que a crise encontrará as portas da UPTime fechadas, e planeja novas 40 unidades em 2015 e atingir um total de 300 franquias em 2016. Se um potencial investidor tem dúvidas se fecha ou não negócio para abrir uma UPTime, Monteiro argumenta que o número de franquias próprias provam que o negócio é seguro.
“Além das 186 franquias, tenho 31 escolas próprias. Até 2016 serão 50. Eu sou o meu maior franqueado, e isso mostra a confiabilidade do negócio”, diz. A UPTime oferece 25 cursos diferentes, todos de 12 meses de duração, e para todos os níveis de conhecimento do inglês.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por