Infraero deve anunciar nesta quarta-feira consórcio que fará obras no aeroporto de Confins

Janaína Oliveira
05/06/2013 às 06:32.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:50

A novela do início da construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, terá mais um capítulo. Na terça-feira (4), depois de um dia inteiro de reuniões com as empresas interessadas, com início às 9h30 e término após às 19 horas, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) adiou para esta quarta-feira (5) o anúncio do nome do consórcio que empreenderá as obras.

O Terminal 3 será construído por meio de contratação direta, sem licitação. A solução foi adotada pela estatal após o fracasso de três pregões. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, na terça foram realizadas as análises das propostas técnicas, dentro dos termos do edital.

A Lei de Licitações, de nº 8.666/93, permite que, depois de sucessivas tentativas sem interessados ou fracassadas, seja autorizada a contratação direta. A Sengel Construções foi desclassificada.

Para esta quarta, está prevista a fase de negociação dos preços. Estão no páreo três consórcios. São eles: Damiani/Espaço Aberto/STCP; URB Topo/EPC e Sial/JL/PJJ. Os valores pretendidos por cada um ainda não foram divulgados. Porém, segundo especialistas, os preços tendem a ficar mais altos por esse modelo de contratação, já que a Infraero não deixa de impor preço mínimo.

Nas duas primeiras licitações fracassadas, o valor que a estatal estava disposta a desembolsar (R$ 47,49 milhões) era inferior ao que as construtoras consideravam justo (R$ 59,97 milhões, no mínimo). Na terceira tentativa, ninguém apareceu, e o leilão foi considerado deserto.

Os pregões foram realizados pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – formato adotado pelo governo federal para licitar as obras da Copa do Mundo mais rapidamente.
Apelidado de puxadinho, o terminal provisório, com capacidade para 3,9 milhões de passageiros/ano, é essencial para que o aeroporto esteja apto para receber os turistas na Copa de 2014.

Com capacidade para 10,2 milhões, Confins já opera no limite. Em 2012, recebeu 10,3 milhões de passageiros. Para o ano do torneio de futebol, a demanda projetada é de 14 milhões.

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