Móveis Itatiaia começa a fabricar fogões em Sooretama, Espírito Santo

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
01/06/2013 às 08:12.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:44

Tradicional fabricante de cozinhas de aço no Brasil, a Itatiaia, com sede em Ubá, na Zona da Mata mineira, inaugura neste sábado (1º), em Sooretama, no Espírito Santo, a primeira unidade do grupo fora de Minas Gerais. Utilizando a principal matéria-prima com a qual trabalha há 49 anos, a empresa começará a fabricar fogões e cooktops. Cerca de R$ 70 milhões foram investidos na planta capixaba. Localizada às margens da BR-101, a unidade ocupará uma área total de 600 mil metros quadrados, sendo 46 mil de área construída.

Inicialmente, 18 mil fogões serão produzidos mensalmente. Já para 2014, a expectativa é dobrar a fabricação. A produção incluirá 10 mil armários de banheiro com madeira reflorestada e 150 mil armários de cozinhas do mesmo material.
“A localização foi uma escolha estratégica. A BR-101 corta o Brasil de Norte a Sul, portanto, facilita a chegada de insumos e o escoamento de produção. Nossos produtos são vendidos nas grandes e médias redes de eletro-móveis, em todas as regiões do país”, afirma o gerente de Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento da Itatiaia, Mauro Bicalho.

Polo moveleiro

Outros pontos como a existência de um polo moveleiro na região e o crescimento econômico do estado também influenciaram na decisão.
A fase inicial de operação contará com 500 empregados, número que deve aumentar para 750 no ano que vem. Quando estiver operando plenamente, a unidade deve gerar em torno de 1.200 empregos, entre diretos e indiretos. Sooretama tem 24 mil habitantes.
“Nossa marca é reconhecida pela durabilidade. E, através de pesquisas, descobrimos que era desejo do consumidor que entrássemos no mercado de fogões. Aproveitamos o domínio da tecnologia para atender ao pedido e ampliar o segmento de atuação”, diz Bicalho.

Fundada em 1964, em Ubá, a Itatiaia é hoje uma das maiores fabricantes de cozinhas da América Latina. Atualmente, na sua planta mineira, produz 13 mil armários de cozinha de aço e 6 mil armários de cozinha de madeira, diariamente. Nos últimos cinco anos, a Itatiaia cresceu 110%, atingindo a marca de R$ 760 milhões em faturamento em 2012.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por