Mecânico da internet bomba faturamento em BH

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
06/01/2017 às 16:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:19

​De tanto “passar raiva” por levar seu táxi inúmeras vezes ao mecânico que Alexandre Dias Generoso, o ADG, resolveu estudar engenharia e abrir sua própria oficina. Antenado às novas tecnologias, começou de maneira despretensiosa a fazer vídeos para os clientes, informando detalhes dos reparos feitos nos veículos. A novidade “bombou” nas redes sociais e hoje o empresário dobrou seu faturamento anual, em torno de R$ 600 mil para R$ 1,2 milhão em pouco mais de dois anos.

Nos últimos seis meses, a rede de franquia que lançou com o nome da oficina, High Torque, ganhou dez associados. E os planos de expansão não param. “Para 2017, penso em abrir novas franquias segmentadas para os serviços específicos de alinhamento e balanceamento e para a lavagem de carro a domicílio”, explica ADG.

O investimento inicial para se abrir uma franquia da High Torque é de R$ 420 mil. Neste mês, uma nova loja será aberta em Natal (RN). Os vídeos, porém, que tornaram o mecânico conhecido no Brasil, só têm autorização de serem publicados por ADG. “No início, eu mesmo estou indo a cada franquia e fazendo alguns vídeos quinzenais ou mensais. Não tenho confiança para outra pessoa fazer esse trabalho para mim. Por isso, estou pensando em abrir, inclusive, uma produtora de vídeo neste ano”, disse.

lojas espalhadas pelo Brasil


Digital

O proprietário explica que 99% dos clientes que frequentam a High Torque conhecem a empresa por causa dos vídeos.
“Antes de criar o modelo de franquias eu sequer tinha placa na fachada da loja do Bonfim (na região Noroeste de BH), que foi a primeira da empresa. Todo mundo chega pela internet”, revela.

O empresário também conta que por causa dos vídeos, clientes de outros estados resolveram enviar seus carros para reparos em BH. Um canal no YouTube foi criado para a postagem dos vídeos. São mais de 413 mil seguidores nas redes sociais e uma publicação, em menos de 24 horas no ar, chega a alavancar até 30 mil visualizações. ADG ainda recebe cerca R$ 3.200 por mês da empresa que abriga as produções, valor que já chegou a R$12.900.

“Foi com esse valor que fui investindo em equipamentos mais modernos para criação dos vídeos, em câmeras, microfones e toda a aparelhagem que uso nas gravações”, conta.

Linha personalizada

O sucesso também alavancou a criação de um site específico para vendas de produtos personalizados da empresa. São canecas, luvas e componentes para o carro, como aditivos, óleos e peças. A criação da plataforma online para abrigar o site de vendas teve um investimento inicial de cerca de R$ 2 mil e atualmente, está avaliado em cerca de R$ 500 mil, representando 10% do faturamento da marca.
“Como minha exposição nos vídeos foi grande, muita gente queria ter o boné que eu usava, e foi quando um amigo me orientou a criar essa linha específica”, relata.


 

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