Mesmo endividado, consumidor de BH não abre mão de comprar com o cartão de crédito

Hoje em Dia
03/09/2013 às 11:04.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:36

Os consumidores de Belo Horizonte estão usando mais o cartão de crédito. A prática é ainda maior entre aqueles que já estão com o orçamento comprometido. É o que revela uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio MG), apontando um aumento significativo na parcela da população que recorre ao cartão na hora do pagamento.

Em agosto, a opção foi adotada em 71,1% dos compromissos financeiros dos endividados. No mês anterior, a porcentagem era de 70,4%. Quando comparado com 2012, que apresentava índive de 57,9%, o crescimento é ainda mais expressivo.

De acordo com o economista Gabriel de Andrade Ivo, o cartão se tornou um instrumento para financiamento e parcelamento das compras. "O seu fácil acesso, sua liquidez e a sua praticidade alimentam o endividamento para qualquer tipo de produto e serviço, independentemente do valor”, alerta.
 
Porque atrasa?

Dentre as causas apontadas pelos cidadãos como justificativa pelo atraso no pagamento das dívidas, o descontrole e a falta de planejamento aparece em primeiro lugar, com 50,9%. A segunda razão pelo problema é o desemprego, com 26,4%, e o atraso no recebimento do salário, 9,4%.
 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por