Minas Arena e teles perto de acordo para 4G no Mineirão

Bruno Moreno - Hoje em Dia
02/04/2013 às 06:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:27
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

A Minas Arena deve oficializar nesta semana o contrato com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) para a instalação de equipamentos de telefonia 4G no Mineirão.

O SindiTelebrasil é responsável por negociar a implantação da nova tecnologia nos estádios da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações 2013.

Os equipamentos são utilizados para a transmissão de dados, principalmente por telefones celulares. Desde que o estádio foi reaberto ao público, no dia 3 de fevereiro, os frequentadores têm sofrido com a cobertura insuficiente, seja para falar, seja para postar fotos ou vídeos nas redes sociais.

Na noite da última quarta-feira, a Minas Arena, concessionária que administra o Gigante da Pampulha, resolveu aceitar a proposta apresentada pelo sindicato no dia 4 de março. Agora, a assinatura do contrato depende apenas do aval da Oi, operadora à frente das negociações pelo SindiTelebrasil em Minas. A empresa também é responsável pela instalação de toda a estrutura externa.

O impasse havia sido gerado por conta da discordância da concessionária em relação aos valores que seriam pagos pelo aluguel do espaço no estádio, que demanda cabeamento de fibra óptica e uma sala de 200 metros quadrados, onde serão instalados os equipamentos das empresas Oi, TIM, Vivo, Claro e Nextel. Os quadros de cada operadora serão de responsabilidade de cada uma delas.


45 minutos

A decisão da Minas Arena foi tomada aos 45 minutos do segundo tempo, já que o Mineirão é o único estádio da Copa das Confederações 2013 que ainda não assinou contrato com o SindiTelebrasil.

A expectativa é a de que as intervenções comecem o quanto antes, uma vez que o tempo é curto. O prazo técnico mínimo para o início da implantação é de 120 dias, de acordo com o SindiTelebrasil.

Entretanto, o diretor-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, afirma que ainda dá tempo de começar os trabalhos no Mineirão e entregá-los a tempo do torneio, já que o estádio apresenta boas condições técnicas.

A Copa 2013 será disputada entre os dias 15 e 30 de junho, e o Mineirão receberá o primeiro jogo no dia 17, entre Taiti e Nigéria. As obras foram iniciadas na Arena Pernambuco, no Recife, e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Já no Maracanã, no Rio de Janeiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e no Castelão, em Fortaleza, os contratos foram assinados, mas as intervenções ainda não começaram.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por