A busca por inovação, redução de custos e melhores práticas sócio-ambientais dentro da indústria da mineração foi premiada na última terça-feira (13) na 16ª edição do Prêmio Excelência na Mineração e Metalurgia, promovido pela revista Minérios e Minerales, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas gerais (Fiemg), Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra-MG) e Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram).

Foram 25 trabalhos premiados após apreciação por uma banca formada por quatro especialistas no segmento e pelo editor da revista Minérios e Minerales, Joseph Young.

“Desde a forte crise enfrentada pelo setor em 2008, a redução de custos deixou de ser uma forma de melhorar os balanços financeiros para ser uma questão de sobrevivência em um mercado tão disputado internacionalmente. O ciclo atual de preços baixos para minério de ferro e ouro reforça isso, e mostra que essa busca é contínua”, disse Joseph Young.

Durante a solenidade de premiação também foram debatidos temas atuais, como o novo marco regulatório do setor, em análise no Congresso Nacional. O projeto, que ainda não foi para o plenário, tem a previsão de elevação dos royalties da mineração, o que não agrada representantes do setor. Eles alegam que a alta de custos tem gerado fuga de investimentos do país para vizinhos como Chile e Peru, que estariam recebendo volume maior de recursos em novos projetos do que o Brasil, tradicional destino de aportes na indústria mineral.

“Precisamos acabar com essa voracidade fiscal. Elevar tributos tem impacto negativo que supera os ganhos de uma arrecadação maior, como fuga de investimentos, desemprego, e outros”, disse Young.

Os vencedores do Prêmio Excelência na Mineração e Metalurgia que receberam a premiação em solenidade realizada na última terça-feira (13) no Hotel Ouro Minas são: Alcoa World Alumina Brasil, Anglo American, ArcelorMittal, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jaguar Mining, Kinross Mineração, Mineração Apoena, Mineração Fazenda Brasileiro, Mineração Jundu, Mineração Rio Norte (MRN), Samarco Mineração, Vale, Vale Fertilizantes, Vallourec Unidade Mineração, Votorantim Cimentos, Votorantim Metais e Níquel, Votorantim Metais e Zinco.