'Mini Black Friday' terá descontos em 650 lojas nesta quarta-feira

Folhapress
15/03/2016 às 13:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:48
 (Divulgação)

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Para tentar aquecer as vendas em um período sem grandes datas festivas, o comércio eletrônico vai fazer uma "Black Friday" fora de época nesta quarta-feira (16). Cerca de 650 lojas confirmaram participação nas ofertas em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (que, na realidade, acontece nesta terça). Entre as lojas com participação confirmada no evento estão Americanas.com, Extra, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Submarino, Walmart.com, Dafiti, MercadoLivre, Fastshop e Dell.

O evento é coordenado pelo Buscapé e chega a sua terceira edição em 2016. Não existe um teto para os descontos oferecidos, que dependem da estratégia de cada participante, informou a companhia. A companhia espera que o setor atinja um faturamento de R$ 236 milhões na data, o que representa um crescimento nominal de 18% em relação ao Dia do Consumidor de 2015 (sem descontar a inflação). A expectativa é de que 513 mil pedidos sejam realizados nas 24 horas de promoções, com tíquete médio de R$ 460.

André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit, unidade de inteligência do Buscapé, diz que os fatores que levam a companhia a acreditar no crescimento em meio à crise são a intenção de compra do consumidor identificada pela empresa e os investimentos em marketing do setor de e-commerce para promover a data. Segundo ele, pesquisa da E-bit mostrou que 95% dos consumidores que conhecem a data (57% dos 2.674 entrevistados pela companhia por e-mail) pretendem comprar algo, caso encontrem uma boa oportunidade. Destes, 24% dizem que irão comprar algo com certeza.

Conforme a empresa, o setor investiu R$ 15 milhões para divulgar a data em 2016. O Buscapé, por exemplo, fez anúncios na televisão. A expectativa é que o Dia do Consumidor seja equivalente a venda de duas quartas-feiras comuns, nas quais são vendidos cerca de R$ 120 milhões.

Pequena Black Friday

O evento, apesar de parecido, tem dimensões bem menores do que a Black Friday, realizada em novembro. Em 2015, foram vendidos R$ 1,6 bilhão no comércio eletrônico em um único dia de promoções.

"A Black Friday, estrategicamente, antecipa as compras de Natal, concentrando muitas delas em um único dia. Mas o Dia do Consumidor vai ajudar a alavancar as lojas em um mês que é naturalmente de baixa."

Segundo o Buscapé, a categoria de "cosméticos, perfumaria e saúde" deve ser a com maior número de vendas. Será seguida por "livros", "eletrodomésticos", "moda e acessórios", "casa e decoração", "telefonia e celulares", "informática e eletrônicos".

Ofertas

O site CasasBahia.com.br oferecerá descontos de até 80% para mais de 5 mil produtos de todos os departamentos. Já o Pontofrio.com está com descontos de até 70% em mais de mil produtos, com entrega gratuita para as regiões Sul e Sudeste. Entre categorias disponíveis estão telefonia, eletrodomésticos, informática, TVs, móveis e ar e ventilação.

Em ambas as redes, algumas ofertas possuem o selo "Retira Fácil Grátis", serviço que possibilita a compra pelo e-commerce e retirada gratuita, a partir de dois dias úteis após a aprovação do pedido, em lojas físicas das redes.

O MercadoLivre informou que, durante esta semana, terá mais de 8.000 produtos com desconto de até 70%. O percentual é o mesmo oferecido pelo Magazine Luiza, que dará 5% de desconto adicional para as compras feitas via aplicativo.

Cuidados

Assim como na Black Friday, consumidores que querem aproveitar as promoções devem ficar atentos para não cair em armadilhas. Em eventos do tipo, as principais queixas dos consumidores são contra "maquiagem de preço" (quando lojas afirmam que os itens custavam mais caro do que seu preço real no passado), mudança de preços na hora de fechar a compra e oferta de produtos indisponíveis. Para evitar armadilhas, o ideal é conhecer os preços dos itens que se deseja comprar antes do início das ofertas.

O Buscapé irá destacar em um site melhores ofertas dos lojistas que participam da ação, selecionadas pela empresa. A empresa também vai oferecer envio de alertas de preços, para avisar o consumidor quando alguma loja abaixar o valor de um determinado item.

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