Ministério vai notificar quase 2 milhões que não sacaram abono

Folhapress
14/01/2013 às 18:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:37

SÃO PAULO - O Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) vai começar a avisar por correspondência quase 2 milhões de trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial de R$ 678 a que têm direito, informou nesta segunda-feira (14) o ministério.

Os que têm direito a resgatar o Programa de Integração Social (PIS) devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Para sacar o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep), é necessário ir a uma agência do Banco do Brasil.

Dos 20,7 milhões de pessoas com direito a receber o benefício de um salário mínimo referente ao abono salarial exercício 2012/2013, mais de 1,9 milhão ainda não resgataram o dinheiro, segundo balanço de dezembro do ministério.

O MTE diz que 18,8 milhões de trabalhadores já receberam o pagamento do benefício (90,8% do total). Ao todo, R$ 11,5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram gastos com o pagamento do benefício.

Benefício

Têm direito a receber o abono salarial quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano passado e recebeu, em média, até dois salários mínimos.

O trabalhador precisa estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos -desde 2007, no mínimo- e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à  Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2011.

Os trabalhadores inscritos no PIS que tiverem o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.

Por região

O Sudeste concentra mais da metade dos trabalhadores que ainda não sacou o benefício (984 mil), seguido pelo Sul (319 mil), Nordeste (282 mil), Centro-Oeste (186 mil) e Norte (133 mil), segundo o MTE.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por