Moody's rebaixa rating do Brasil para Baa3, de Baa2, com perspectiva estável

Estadão Conteúdo
11/08/2015 às 17:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:18

A Moody's Investors Service rebaixou o rating de crédito do Brasil para Baa3, de Baa2. A perspectiva foi revisada para "estável", de "negativa".

Segundo a Moody's, "o desempenho econômico mais fraco do que se esperava, a tendência relacionada de elevação dos gastos do governo e a falta de consenso político sobre reformas fiscal vão impedir as autoridades de alcançarem superávits primários suficientemente altos para conter e reverter a tendência de elevação da dívida neste ano e no próximo e vão desafiar sua capacidade de fazê-lo mais tarde".

"Como resultado disso, a carga da dívida do governo e a capacidade de pagamento continuarão a deteriorar materialmente em 2015 e em 2016, em comparação com as expectativas anteriores da agência de rating, para níveis materialmente piores do que outros países com ratings Baa. A Moody's tem a expectativa de que a carga de dívida crescente se estabilize somente perto do fim do governo atual", diz a nota.

Para a Moody's, "o Brasil retém vários pontos positivos em termos de crédito que se refletem no rating Baa3: sua capacidade para resistir a choques financeiros externos, tendo em vista as amplas reservas internacionais; um balanço do governo com exposição relativamente limitada a dívidas em moeda estrangeira e a dívidas de não residentes, em comparação com países com ratings semelhantes; e uma economia grande e diversificada".
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por