Na reta final do IPI reduzido, faltam carros nas concessionárias

Iêva Tatiana - Do Hoje em Dia
23/10/2012 às 06:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:27
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

A oito dias do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, vários modelos estão em falta nas concessionárias, limitando a liberdade de escolha dos consumidores.

Em algumas lojas, o problema se estende desde o mês passado e a previsão é a de que não seja sanado antes da suspensão do pacote de incentivo do governo federal, marcada para o dia 31 deste mês. “Provavelmente, não conseguiremos entregar modelos como Cruze Hatch, Cobalt e Agile, porque estão em falta para pronta entrega. E não tem jeito, as pessoas deixam sempre para comprar na última hora”, diz o gerente da Orca, concessionária Chevrolet da avenida Pedro II, Eduardo Alves de Oliveira.

Na BH For da avenida Cristiano Machado, o problema não é novo. O estoque chegou a zerar em julho e alguns modelos ainda não foram repostos, de acordo com o consultor de negócios da Ford, Ricardo Clemers, que ontem estava na concessionária. “A loja está sem a nova Ecosport, a Ranger e o Ka completo. Outros modelos estão com o estoque reduzido. Temos trabalhado com um day supply (tempo médio de duração do estoque) de 10 dias, mas o normal é de 30 a 40”, afirma Clemers.

Plantão de vendas

No próximo domingo, as concessionárias vão abrir as portas para o último fim de semana de IPI reduzido. A expectativa é de que as vendas fiquem até 40% acima da média dos fins de semana comuns. “A demanda foi muito grande nesse período de redução do IPI, o que projeta boas vendas para o último fim de semana”, afirma o gerente comercial da Valence, concessionária Renault da avenida Cristiano Machado, Luís Medeiros.

Loja cheia

Na Supertec, revendedora Honda, também na Cristiano Machado, a expectativa é de loja cheia no sábado e no domingo. “Desde maio (início da redução do imposto), nossas vendas aumentaram 30%”, ressalta a gerente comercial Carmem Massote.

De acordo com o gerente da Orca, revenda Chevrolet, o movimento está maior desde a última quinta-feira. “A proximidade do último fim de semana deve atrair muita gente. Ainda temos boa oferta de modelos 1.0, como Celta e Classic”, diz o gerente Eduardo de Oliveira.
 
Saiba mais sobre os estoques das concessionárias na Edição Digital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por