Novas regras para declarar valores podem ampliar retenções neste ano

Raul Mariano - Hoje em Dia
01/03/2016 às 07:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:37
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

O prazo para o acerto de contas com o Leão em 2016 começa nesta terça (1º) em todo Brasil e vai até o dia 29 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber pelo menos 28,5 milhões de declarações.

Uma das novidades neste ano é a exigência de CPF para alimentandos e dependentes a partir de 14 anos. Até o ano passado, a idade mínima era 16 anos. Além disso, profissionais liberais das áreas de saúde, advocacia e odontologia terão que informar os CPFs de cada cliente e os valores recebidos de cada um durante o ano.

“Isso possivelmente vai dar um trabalho grande para quem não preparou esse material ao longo do ano e vai precisar organizar agora”, explica o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) Antônio Baião.

Cuidado

Para o contador, o cuidado no preenchimento da declaração é primordial uma vez que o descuido do contribuinte pode colocá-lo na malha fina da Receita Federal. Ele destaca que a distração pode trazer prejuízos ao declarante.

“Às vezes as pessoas esquecem documentos. Ou informam aplicações e rendimentos em apenas uma ficha, sendo que há campos específicos para cada uma delas. É sempre aconselhável começar pelo modelo completo porque o próprio sistema indica, no fim do processo, que tipo de declaração é a mais indicada”, ressalta o conselheiro. O contribuinte pode optar pela declaração simples ou completa. No caso da declaração simplificada, o desconto padrão é de 20%. O modelo completo é indicado a quem tem mais gastos a deduzir, como planos de saúde e educação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por