Novelis encerrará atividades em Ouro Preto e demitirá 350

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
17/10/2014 às 08:46.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:39

Até o final do ano, a Novelis vai encerrar as operações da fábrica de alumínio primário, localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A planta, a única do país a fabricar a matéria prima para produtos acabados de alumínio, emprega 350 pessoas. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, as negociações a respeito das demissões serão feitas por meio do Sindicato Metalúrgico de São Julião. Ninguém da entidade foi encontrada para comentar o assunto.

Ainda conforme a assessoria de imprensa da Novelis, a primeira reunião com os representantes do sindicato será na próxima quinta-feira, dia 23. A situação do terreno ocupado pela fábrica também será definida até 2014.

Segundo nota enviada pela Novelis, a companhia concentrará a operação brasileira em chapas, folhas e reciclagem de alumínio, seguindo sua estratégia global. “Essa decisão foi tomada em função de questões estruturais que afetam toda a indústria de alumínio primário no Brasil, impactando o custo da operação e sua competitividade”, diz Tadeu Nardocci, vice-presidente sênior e presidente da Novelis América do Sul.

A planta encerrará as operações com produção na casa das 18 mil toneladas de alumínio primário por ano. O montante já chegou a 50 mil toneladas. No Brasil, a produção acumula 900 mil toneladas.

A fábrica de Ouro Preto foi inaugurada em 1934 e adquirida pela companhia em 1950. A empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 11.200 profissionais e receita de US$ 10 bilhões, referente ao ano fiscal de 2014. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por