Paralisação de serviços públicos nos EUA fecha até Estátua da Liberdade

Hoje em Dia*
01/10/2013 às 11:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:56

NOVA YORK – A paralisação dos serviços da administração federal dos Estados Unidos gera reflexos para quem procura as instituições do governo nesta terça-feira (1º). Até mesmo Estátua da Liberdade, em Nova York, foi afetada. Na manhã, uma placa anunciava aos visitantes que o cartão postal, um dos mais famosos do país, estava fechado.

O governo e os parques nacionais em todo os EUA foram fechados e milhares de funcionários foram dispensados, depois que o Congresso foi incapaz de chegar a acordo sobre um orçamento federal. A suspensão aplica-se a todos os serviços não essenciais.

Esta é a primeira vez em 17 anos que o governo dos EUA fecha. Cerca de 800.000 trabalhadores federais estão sem trabalhar. Em novembro de 1995 o sistema também parou por seis dias, voltando a encerrar por 21 dias em dezembro do mesmo ano, até o começo de 1996.


Risco para o mundo*

A paralisação dos serviços pode representar novos riscos para a frágil economia mundial, advertiu o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

“É um risco para a economia mundial se os Estados Unidos não escolherem adequadamente os seus planos de despesa e de redução do déficit”, disse Cameron à Rádio BBC.

Segundo economistas, a paralisação da administração federal pode abrandar o crescimento da maior economia mundial.

“Penso que também deve chamar a atenção para a necessidade de um plano plurianual, de longo prazo, para baixar os déficits”, acrescentou Cameron. (*Com Agência Brasil e AFP)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por