Pequenos negócios tropeçam no atendimento durante a Copa do Mundo

Jaqueline da Mata - Hoje em Dia
09/11/2013 às 08:11.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:02
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Atendimento deficiente e comunicação fraca com os consumidores são os principais gargalos que os pequenos negócios de Belo Horizonte terão que vencer para serem bem sucedidos durante a Copa do Mundo. A constatação é de um diagnóstico feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante os jogos da Copa das Confederações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).

Na capital mineira, foram pesquisadas cerca de 200 empresas localizadas no Mercado Central e no evento Concentra BH, realizado na Praça da Estação e que envolveu ações de entretenimento e comércio.

A pesquisa do Sebrae tem uma escala de zero a 100 pontos, em que resultados abaixo de 50 são considerados insatisfatórios.

No quesito atendimento, em que foram avaliados quatro aspectos, o Mercado Central teve pontuação insuficiente em informação e estratégias de fidelização. No Concentra, foram reprovados todos os itens analisados: informação, procedimentos utilizados, estratégias de fidelização e formas de pagamento.

Na comunicação, que levou em conta divulgação, aplicação da identidade visual da marca, tabela de preços ou cardápio e promoções, os estabelecimentos dos dois locais foram reprovados.

O levantamento apontou como pontos positivos de Belo Horizonte a valorização da identidade local.

O gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, enfatiza que as pequenas empresas precisam melhorar o atendimento e a comunicação com a clientela, o que inclui melhorias no layout, oferta de meios eletrônicos de pagamento e funcionários bilíngues.

O comerciante Luiz Gustavo Gomes de Oliveira, proprietário de uma loja no Mercado Central que vende produtos típicos como queijos, doces de leite e goiabada, diz que a degustação é um dos instrumentos para atrair a clientela, o que não garante a fidelização. Para a Copa, ele admitiu um funcionário que fala inglês.

A loja de Oliveira tem grande e boa exposição dos produtos, mas o nome do estabelecimento não aparece. Mesmo problema tem a loja de artesanato de Marilda Reis Carvalho, que ainda não pensou em nenhuma estratégia para atrair a clientela. “Aqui, normalmente, já vêm turistas de todas as partes. Mas o movimento durante a Copa das Confederações foi fraco”, diz.
 
Oportunidades para a Copa 2014
 
As empresas que querem aproveitar as oportunidades para a Copa do Mundo da Fifa 2014 podem conhecer as ações que o Sebrae desenvolve no portal http://www.sebrae2014.com.br, por meio do atendimento presencial nas unidades espalhadas pelo Brasil ou ainda pelo telefone 0800-570 800.

A instituição pode ajudar a fortalecer negócios já existentes com oportunidades identificadas nos eventos esportivos e no Sistema de Inteligência Competitiva que veicula alertas, clippings, boletins, respostas técnicas e cenários de projeções setoriais.

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