Quase metade (49%) dos consumidores brasileiros da classe C tem o hábito de poupar dinheiro, mostra pesquisa da Boa Vista SCPC, em parceria com o programa de Finanças Práticas, da Visa Brasil. Entre os que poupam, 74% conseguem guardar acima de R$ 100 por mês. O meio preferido entre eles é a poupança (65%), seguido por guardar dinheiro em casa (24%) e investir em fundos, ações ou CDBs (10%).

Entre os motivos que levam os consumidores da classe C a poupar, 43% informaram que decidiram guardar dinheiro para ter uma reserva para emergências e imprevistos financeiros. Outros 26% afirmam que poupam recursos para comprar a casa própria; 9%, para se preparar para a aposentadoria; e 5%, para pagar estudos, faculdade ou cursos extras. Há ainda 4% que poupam para comprar o primeiro carro.

O levantamento aponta que, entre os que ainda não conseguem poupar, existe uma expectativa de guardar dinheiro: 30% deles consideram "alta" a probabilidade de começarem a poupar ainda em 2015, enquanto 44% consideram essa possibilidade "média". A pesquisa ouviu 1 mil consumidores da classe C, de vários Estados brasileiros, por meio de levantamento eletrônico.