(Flávio Tavares)
Chegar ao restaurante e pedir o cardápio ao garçom está virando coisa do passado. Com um smarthphone com acesso à internet, já é possível acessar o menu em doze idiomas diferentes por meio de um QR Code colocado em uma plaquinha na mesa.
Em tempos de Copa do Mundo, a ideia, que foi trazida de uma viagem ao exterior, tem rendido bons frutos ao publicitário Jorge Cortez, sócio da empresa de tecnologia Fusion. Dezesseis estabelecimentos no Brasil e três na Argentina já contrataram o sistema, chamado de Menu Digital.
“Lá fora, muitos restaurantes usam o tablet para apresentar o cardápio em diversos idiomas. Gostei do modelo, mas quis adaptá-lo ao Brasil, além de barateá-lo. Daí, surgiu a ideia de usar um QR Code, que leva o cliente diretamente para a página do cardápio. Isso, a partir do próprio celular”, explica Cortez.
Pagamento único
Quem não tem leitor de QR Code não fica de fora. Nesse caso, o cliente acessa o cardápio digital por meio do endereço eletrônico, também pelo smartphone.
Sem revelar valores, Cortez comenta que o sistema é vendido mediante um único pagamento, enquanto a prática dos fabricantes de software é cobrar mensalidades para operação dos programas. “Se o cliente pagou pelo Menu Digital, o programa é dele”, afirma.
Aposta
Entre os estabelecimentos que apostaram na ideia estão grandes da gastronomia, como o tradicional Vecchio Sogno, de Belo Horizonte, e o argentino Cafe Tortoni, de Buenos Aires, famoso pelos quitutes e pelas apresentações de tango. Em Salvador, o Boteco da França também usa o sistema, assim como o Conto de Réis, em Ouro Preto.
Conforme aponta o sócio da Fusion, a formatação do Menu Digital leva poucos dias. As atualizações, inclusive de outros idiomas, são realizadas em horas. É possível, ainda, colocar propagandas e outras informações de interesse dos clientes, como equipe, fotos do restaurante, entre outros.
“Ficamos seis meses desenvolvendo e testando o programa. É um sistema completo. Quem não tem um site pode usar o cardápio como página”, diz.
Perspectiva do negócio vai além da Copa
Embora muitos pensem que o apelo principal do Menu Digital, que funciona em 12 idiomas, seja a Copa do Mundo – que trará quase 200 mil turistas a Minas Gerais e será realizada no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho –, a expectativa é a de que a demanda pelo produto ultrapasse o período do evento.
“Você chega nos bares e vê as pessoas olhando para a tela do celular, acessando aplicativos, lendo notícias. É um objeto que faz parte da vida da maioria da população. Incluí-lo na operação do bar era só uma questão de tempo”, diz Jorge Cortez, da Fusion.
O proprietário do Sushi Savassi, Adalberto Junior, concorda. O restaurante, localizado na Savassi, é um dos que apostou no negócio. Conforme afirma o empresário, o estabelecimento já é frequentado por estrangeiros normalmente. A expectativa é a de que esse público aumente, e muito, na Copa.
Ainda de acordo com o proprietário, como o Sushi Savassi não tem atendentes fluentes em outras línguas, o Menu Digital faz o papel de garçom poliglota.
“Quando o cliente clica no item que ele deseja, embaixo aparece a descrição em português para que o garçom entenda”, explica Cortez.
A proprietária do restaurante 2014, também localizado na Savassi, Deborah Lachini, afirma que as traduções do cardápio facilitam o entendimento entre garçons e clientes. No entanto, ela vai além. “Nosso restaurante é muito dinâmico. O cardápio muda, até o nome muda todos os anos. Com o Menu Digital essas alterações ficam mais fáceis”, diz.
Além disso, ela afirma que vai usar o aplicativo para interagir com os clientes. “Nosso público é moderno, descolado, antenado em tudo o que é novo. Tem tudo a ver com o programa”, diz.