A Receita Federal informa que já recebeu 6.152.563 declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2015. Esse balanço considera o total de declarações recebidas até as 17 horas desta segunda-feira (30). O prazo de entrega termina em 30 de abril e são esperadas 27,5 milhões de declarações.

A Receita Federal alerta que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas (e-mail) em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do programa gerador da declaração do IRPF 2015. Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras.

A Receita Federal alerta que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazer esse tipo de tarefa em seu nome. Destaca, ainda, que o programa gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br).