A partir da próxima terça-feira (8), a Receita Federal disponibilizará a consulta ao 4º lote de restituição do imposto de renda pessoa física, que totalizará R$ 2,5 bilhões. No total, 2.155.086 contribuintes serão contemplados. A maior parte das restituições refere-se a este ano, com 2.119.640 contribuintes. O lote contará ainda com restituições dos exercícios de 2008 a 2014.

Para os contemplados nesse lote, o crédito bancário será realizado até o dia 15 de setembro. Quem espera receber a restituição deve entrar no site da Receita Federal a partir das 9 horas da manhã ou ligar para o Receitafone no 146. Pelo serviço e-CAC, os contribuintes podem verificar se há inconsistência de dados no procedimento. Se houver, o contribuinte pode fazer a auto-regularização por meio de declaração retificadora.

Segundo a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico ou pelo e-CAC. Se a Receita não creditar a restituição, o contribuinte pode ir à qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar na central de atendimento do banco.