Minas Gerais vem se firmando como referência nacional no segmento de startups, atualmente. Em Belo Horizonte, o surgimento de uma versão verde-amarela do Vale do Silício (o original é na Califórnia, nos Estados Unidos), destaca-se pela integração e pela ajuda mútua entre os empreendedores.
 
“Isso é um diferencial para Minas. Não vejo isso acontecer em outros lugares que visito, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul, por exemplo”, afirma o CEO e co-fundador da Rock Content, startup pioneira da comunidade, Edmar Ferreira, que também é um dos fundadores do San Pedro Valley.
 
Aos 27 anos e à frente de um negócio de Marketing de Conteúdo, ele já viaja por todo o Brasil fazendo palestras e falando de sua experiência bem-sucedida – é que, nesse meio, o índice de empreendimentos que se perdem no meio do caminho é alto. 
 
Capacitação
 
De acordo com Ferreira, o polo mineiro é comentado em todo o país, principalmente, em função das boas ideias e dos empreendedores inovadores que surgem por aqui.
 
“Outro ponto de destaque é o fato de termos um poolde talentos muito grande. Nossas universidades são muito boas no Estado como um todo. O pessoal de fora gosta das ideias que surgem aqui, tanto no San Pedro Valley quanto no Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), programa de aceleração de ideias do Governo do Estado)”, diz Ferreira.
 
Desafios
 
Para o CEO da Rock Content, o erro mais comum – e grave – cometido pelos iniciantes é manter o foco nas ideias e não na execução dos projetos, de maneira que eles tornem-se produtos e serviços bem aceitos no mercado, caso cheguem à etapa de comercialização.
 
“Outra dica que dou é que não tenham medo de discutir suas ideias com outras pessoas. Muita gente tem medo de compartilhar e outros roubarem, mas ninguém rouba ideias, a não ser depois que elas já tenham dado certo”, afirma Ferreira.
 
Página 2
 
O Hoje em Dia publica na próxima segunda-feira (31) em sua edição impressa e no portal mais uma entrevista no espaço "Página 2 Entrevista". Ali, você vai encontrar as propostas, ideias e projetos de quem tem o que dizer sobre Minas Gerais e o Brasil.

Gente que tem a caneta na mão, gente que decide, numa conversa aberta e franca. Nesta edição, o entrevistado é um dos fundadores do San Pedro Valley, Edmar Ferreira. Leia e mande seus comentários e sugestões.