Sites de contratação de profissionais são a nova onda da internet

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
09/09/2013 às 07:31.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:46

As dificuldades para se encontrar profissionais autônomos como diaristas, passadeiras, pedreiros e bombeiros abriu um leque de oportunidades para empreendedores da internet. A nova onda da rede são os sites que recrutam e disponibilizam os serviços desses profissionais, que rarearam com a queda do desemprego e a migração dos autônomos para empregos na indústria e no comércio.

Essa oferta de serviços especializados na internet não é nova, mas está virando fenômeno somente agora, com a incorporação de tecnologias que facilitam consulta, contratação, pagamento e garantias de qualidade. Até então, o que se via era apenas o equivalente a páginas amarelas digitalizadas.
 
Pontapé

A busca pela palavra “pedreiro” no Google foi o pontapé inicial para a criação de uma plataforma on-line de contratação e anúncios de serviços: a GetNinjas. Há dois anos no mercado, o site oferece ao consumidor a possibilidade de fazer, gratuitamente, até cinco orçamentos antes de assinar o contrato com um profissional.

“Enxerguei ali uma boa oportunidade e comecei a investir nesse mercado”, afirma o CEO da empresa, Eduardo L’Hotellier.

Hoje, a plataforma soma mais de mil solicitações de orçamentos por dia em todo o Brasil, principalmente, para diaristas, professores particulares e maridos de aluguel (espécie de faz-tudo).

“Essa é uma tendência e o setor de prestação de serviços é o que mais vem crescendo. Nos últimos 12 meses, tivemos mais de 800% de aumento na procura”, diz o diretor comercial da Afilio, rede de afiliação e agência digital, Vítor Clemon.

O site Itaro, também com atuação nacional, foi inspirado em uma experiência na Alemanha. A proposta da empresa é vender pneus on-line e já encaminhar o cliente à oficina escolhida por ele para fazer a troca.

Só em São Paulo, onde está sediada, a empresa já conta com cerca de 300 oficinas conveniadas e vem registrando crescimento de 30% no faturamento mensal.

Outro exemplo que tem dado certo é o da Bidu, plataforma para cotação e contratação de seguros. Após preencher um formulário, o cliente recebe, em 30 segundos, até oito cotações de seguradoras diferentes. “Nossa maior surpresa foi descobrir que o brasileiro não só estava preparado para isso como fazia de maneira bem rápida”, diz o CEO da Bidu, Eldes Mattiuzzo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por