Sites orientam patrões sobre novos direitos das domésticas

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
02/06/2013 às 07:43.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:45

As mudanças na legislação trabalhista dos empregados domésticos, em vigor desde abril, ainda confundem os patrões, que tiveram que se ajustar à Emenda Constitucional para evitar problemas com a Justiça do Trabalho. Mas, se por um lado a medida trouxe transtornos, por outro, criou uma nova demanda. Mirando as necessidades do setor, as plataformas on-line que oferecem cálculos e orientação jurídica aos empregadores estão ganhando força no Brasil.

Atuando como uma espécie de departamento pessoal virtual, esses sites têm sido cada vez mais procurados. Prova disso é o Webhome, sistema de gerenciamento de contratos de trabalhadores domésticos, lançado há cerca de dois meses, que já soma mais de 1.500 usuários.

“Pensamos que esse tipo de serviço poderia ser simplificado em uma ferramenta on-line. Para nossa surpresa, a aceitação está sendo muito positiva e a nova lei das domésticas teve papel fundamental nesse resultado”, afirma o sócio e diretor da empresa, João Pedro Tonini.

A boa receptividade jogou as metas do Webhome para o alto e, hoje, a direção se organiza para chegar a todos os estados brasileiros. Atualmente, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking de usuários, representando 15% do total, ficando atrás apenas de São Paulo e Pernambuco.

Mecanismo

A exemplo de outros sites disponíveis na internet, o Webhome orienta os empregadores sobre pagamento de salário, cálculo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), férias, décimo terceiro e Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

“O site funciona como um tipo de agenda, de calculadora e até de assessoria jurídica. Temos um advogado trabalhista à disposição dos usuários, que podem enviar suas dúvidas pelo link ‘Fale Conosco’, pelo chat ou por nossas páginas nas redes sociais”, diz Tonini.

Para desfrutar do serviço, gratuito para o primeiro funcionário registrado, basta fazer o cadastro no site e fornecer dados do empregado. Além de auxiliar o patrão com a burocracia, o serviço envia lembretes para o e-mail do usuário para lembrá-lo de prazos e alterações na lei.

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por