Vaidade: brasileiros gastam 34 bilhões com cosméticos

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
08/09/2013 às 08:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:45

Espelho, espelho meu, existe povo que investe mais na vaidade do que o brasileiro? Só americanos e japoneses. E por enquanto. Com um mercado de R$ 34 bilhões, o Brasil já é o terceiro maior consumidor de cosméticos no mundo e, segundo estimativas do setor, em breve chegará à vice-liderança.
 
Com a elevação do poder aquisitivo, especialmente das classes C e D, aumento da expectativa de vida – o que cria a necessidade de conservar uma impressão de juventude –, utilização de tecnologia de ponta, surgimento de novas empresas e preços mais acessíveis, a indústria de cosméticos no país, em especial a de maquiagens, vem experimentando nos últimos anos crescimento na casa de dois dígitos. Caso, por exemplo, dos produtos para boca, que em 2012 cresceram 14,7%, rosto (11,3%) e olhos (13,4%).
 
Considerando-se os últimos cinco anos, só a venda de batons, gloss e lápis para os lábios avançou impressionantes 40%. O balanço, feito pela Associação Brasileira de Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC) a pedido do Hoje em Dia, mostra que o brasileiro não economiza para melhorar a imagem.
 
“Diferentemente do que acontece em outros países, o mercado de cosméticos no Brasil está muito aquecido. Se na Europa a perfumaria perdeu espaço e nos Estados Unidos houve uma estabilização, por aqui o cenário é excelente”, diz a gerente de Marketing da Regional Central do Brasil da Natura, Tatiana Kawakami.
 
Vaidosos
 
Mais vaidosos e com maior poder de consumo, os brasileiros foram muito além da cesta usual de artigos de higiene de primeira necessidade, passaram a investir ‘bonito’ na estética e ajudaram a engordar o faturamento da maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de beleza. Em 2012, a Natura atingiu a receita líquida consolidada de R$ 6,345 bilhões, sendo R$ 5,611 bilhões só no Brasil, uma expansão de 10,3% sobre 2011. Tudo vendido por um exército de mais de 1,2 milhão de consultoras.
 
“A mulher brasileira está sofisticando sua cesta de produtos, saindo da dupla batom e máscara e buscando outros itens, como base e sombras”, afirma o vice-presidente de Marketing da Avon Brasil, Ricardo Patrocínio. E é justamente o Brasil o primeiro mercado da marca criada nos Estados Unidos há 127 anos. A empresa garante que, a cada dois batons vendidos no Brasil, um é da Avon.

 

 

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