Varejo de Minas retoma crescimento

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
14/11/2013 às 07:35.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:09
 (Carlos Roberto/Hoje em Dia)

(Carlos Roberto/Hoje em Dia)

Depois de 15 meses praticamente estagnado, o comércio mineiro registrou, em setembro, o quarto crescimento consecutivo, com alta de 1% na comparação com o mês imediatamente anterior, caracterizando uma tendência de retomada do setor. O índice é o dobro do registrado pela média brasileira, de 0,5%, segundo Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na quarta-feira (13).

Na avaliação do analista do IBGE em Minas Gerais Antonio Bras, até o trimestre passado, a expectativa era a de que o comércio fosse encerrar o ano estagnado. Os últimos resultados, no entanto, apontam para um cenário melhor.

A retomada do comércio mineiro nos últimos quatro meses é reflexo de injeções de capital na economia no quadrimestre, conforme afirma a economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Ana Paula Bastos.

“O 13º dos aposentados foi liberado em agosto, dando um gás ao comércio. Além disso, tivemos restituição do Imposto de Renda e dissídio salarial de importantes categorias econômicas”, diz. Em contrapartida, a economista associa o congelamento das vendas pelo intervalo de 15 meses à percepção da inflação pelo consumidor.

Nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 5,86%, aproximando-se do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%.
“O comércio não terá o mesmo crescimento de 2012. A inflação corrói o bolso do consumidor, que reduz as compras”, comenta.

Para o futuro do varejo de Belo Horizonte, ela estima um acréscimo de 5% a 6% em dezembro, quando o comércio deverá faturar R$ 3,13 bilhões em decorrência das vendas de Natal.
 

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por