Volkswagen elabora plano para reequipar automóveis e deve anunciar recall global

Estadão Conteúdo
29/09/2015 às 16:58.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:53
 (Divulgação)

(Divulgação)

A Volkswagen elaborou um plano para reequipar os veículos que foram aparelhados com o software que manipulava as emissões de poluentes, disse o novo CEO da empresa alemã, Matthias Müller. Espera-se agora que a montadora realize um recall em escala global.

Em uma reunião na sede da Volks, em Wolfsburg, Müller afirmou a gestores que uma equipe projetou um "plano de ação global" durante o fim de semana e que em breve vai informar os clientes sobre as adaptações nos veículos através de websites.

De acordo com o porta-voz para assuntos técnicos da montadora, Christian Buhlmann, a remontagem consiste em alterações no software e possíveis ajustes no hardware dos automóveis, podendo levar algumas horas para que as adaptações de cada veículo se concluam. "Esta será a maior ação de serviço da história da Volkswagen", disse.

Como resultado das alterações nos veículos afetados, a Volkswagen espera um aumento no consumo de combustível e na emissão de poluentes, mas mesmo assim os níveis estarão dentro dos padrões ambientais, diz a empresa.

A Volkswagen se envolveu em um escândalo após reguladores dos Estados Unidos revelarem que a maior fabricante de automóveis da Europa havia instalado softwares para manipular a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel, com a finalidade de passar nos testes de emissão. Desde então, a empresa enfrenta um choque de gestão, a queda do seu valor de mercado e demanda por explicações no mundo todo.

A empresa admite que instalou o software manipulador em cerca de 11 milhões de carros, mas nem todos os veículos foram afetados, já que o dispositivo não foi acionado em todos eles.

Ainda nesta terça-feira, o chefe de veículos de passeio da Volkswagen, Herbert Diess, se encontrará com a comissária da Indústria da União Europeia, Elzbieta Bienkowska, em Bruxelas, para discutir a crise. Amanhã, os principais acionistas e representantes dos funcionários da companhia também vão se reunir.

Todas as medidas ainda devem passar pela aprovação das autoridades europeias antes que se concretizem. A Volkswagen tem até 7 de outubro para apresentar o plano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por