Eddie Peake exibe pela primeira vez na América do Sul

Antonio Gonçalves Filho
21/11/2013 às 12:30.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:17
 (Mark Blower/Divulgação)

(Mark Blower/Divulgação)

Aos 32 anos, o pintor e performer inglês Eddie Peake faz sua primeira exposição na América do Sul, na galeria White Cube, onde exibe 19 pinturas inéditas da série Caustic Community (Masks and Mirrors), além de um vídeo realizado no Novo México, nos EUA, no início deste ano.

Como sugere o título da série, as pinturas, em óleo e acrílica, colocam em confronto a máscara do espectador e sua identidade na superfície espelhada do aço polido - sobre a qual Peake aplica letras e tinta spray de cores berrantes. As letras formam frases que se assemelham a eróticos slogans, incitando o público experimentar inauditas formas de sexualidade.

Nova sensação da cena inglesa, Peake conseguiu eclipsar o onipresente Damien Hirst com suas provocações. No ano passado, ele ocupou duas respeitadas instituições de arte inglesas com performers nus, provocando (bons) comentários de acadêmicos de renome como o historiador de arte Roger Cook. Na primeira performance, Touch, realizada na Royal Academy of Arts, ele reuniu um pequeno time de jogadores nus para uma partida de futebol de 30 minutos, na qual os craques só se diferenciavam pelas cores das meias que usavam. Na segunda performance, em julho de 2012, dividida em duas partes e de título mais longo (Amidst a Sea of Flaming High Heels and Cooking Utensils), Peake ocupou a Tate Modern e a galeria Chinsenhale com mais atores nus, alguns com os corpos pintados de dourado - "figuras dionisíacas de um coro grego", segundo suas palavras.

Peake, filho de dois pintores, tem quatro irmãos. Apenas um não é artista. Tem uma irmã poeta e seu irmão gêmeo é cineasta. Formado num lar de eruditos, é natural que suas performances e pinturas sejam cheias de referências cultas. Assim, na performance no espaço The Tanks, inaugurado no ano passado pela Tate, os atores emulavam gestos de esculturas renascentistas (como o Davi de Michelangelo) e simulavam um jogo erótico para estimular o desejo voyeurístico do público. Roger Cook viu na performance da Tate e da Chisenhale uma "referência explícita ao bíblico Livro do Gênesis, que faz a cultura ocidental associar nudez e pecado".

EDDIE PEAKE - Galeria White Cube. Rua Agostinho Rodrigues Filho,
550, tel. 4329-4474. 3ª a sáb., 11 h/ 19 h. Até 8/2.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por