Edição extra do DOU traz exoneração de diretor-geral do DNPM

Estadão Conteúdo
20/11/2015 às 20:51.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:01
 (DNPM/MG)

(DNPM/MG)

A presidente Dilma Rousseff oficializou a exoneração, a pedido, do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Luiz Garcia. O decreto com a exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira, 20, que traz também a nomeação de Telton Elber Corrêa para exercer o cargo de diretor-geral do DNPM interinamente.

O pedido de demissão de Garcia do cargo foi confirmado na quarta-feira (18) pelo Ministério de Minas e Energia. Oficialmente, o ex-diretor-geral do DNPM pediu exoneração alegando motivos de saúde. Mas, fontes do órgão creditam sua saída às pressões sofridas por ele após o desastre ambiental resultante do rompimento de barragens de contenção de dejetos de mineração da Samarco - subsidiária da Vale - em Mariana, na região Central de Minas.

De acordo com uma fonte qualificada do órgão responsável pela fiscalização desse tipo de barragem de mineração, Garcia não teria suportado a pressão feita pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para que o DNPM desse uma resposta rápida à sociedade não apenas com relação ao caso de Mariana, como também com relação à situação das demais barragens do país.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por