Eleitor pode treinar voto, antes da eleição, por meio de um simulador

Da Redação
Publicado em 01/11/2020 às 09:02.Atualizado em 27/10/2021 às 04:55.
Quem não regularizar a situação ficará impedido de votar e sujeito a outras sanções (Reprodução/TSE)
Quem não regularizar a situação ficará impedido de votar e sujeito a outras sanções (Reprodução/TSE)

Pensando nos eleitores que ainda não estão familiarizados com as urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou um Simulador de Votação, que utiliza candidatos fictícios para promover um treinamento para as eleições municipais, que acontecem no dia 15 de novembro. Ele pode ser acessado aqui.

O Boto Cor de Rosa e a Música Popular Brasileira são alguns dos possíveis candidatos no Simulador de Votação. A intenção é oferecer a impressão ao eleitor de que está de frente para uma urna de verdade.

Na opção 1º turno, a ferramenta apresenta a votação na mesma ordem em que ela acontecerá no dia 15 de novembro: primeiro para vereador, com cinco dígitos; depois, para prefeito, com dois dígitos. No treinamento para 2º turno, há o voto apenas para prefeito.

Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra FIM na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por