Em BH, delegados da PF defendem autonomia da "Lava Jato", mas evitam comentar grampos

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
18/03/2016 às 15:02.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:51

Em defesa da "Lava Jato" e da autonomia do órgão, policiais federais realizaram na tarde desta sexta-feira (18) um ato na porta da sede da superintendência em Belo Horizonte. Porta voz do movimento, o delegado Bruno Zampier, da Associação do Delegados de Polícia Federal (ADPF), declarou que os últimos acontecimentos reforçam a necessidade de aprovaçao da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que prevê a independência financeira e administrativa da Polícia Federal (PF).

"Antigamente era um desejo, mas depois dos últimos acontecimentos se tornou um desejo da sociedade, que quer a investigação de órgãos independentes, doa a quem doer", afirmou Zampier. A PEC tramita desde de 2009 no Congresso, mas não tem data para ser apreciada.

Zampier, no entanto, evitou comentar sobre o vazamento do grampo entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, no qual eles foram flagrados articulando sobre a posse do petista no Ministério da Casa Civil. Para a força-tarefa da "Lava Jato", foi uma tentativa de evitar a prisão de Lula pelo juiz Sérgio Moro, pois no ministério ele tem foro privilegiado e só pode ser processado pelo Supremo Tribunal Federal. "Não vamos nos pronunciar porque há uma investigação em curso", disse.

O delegado criticou a falta de autonomia da PF e citou, como exemplo, a escassez de concurso público. "Essa autonomia, na realidade, não existe porque a PF está vinculada hierarquicamente ao Ministério da Justiça. Com a aprovação da PEC podemos traçar o próprio orçamento, a aplicação do orçamento e a administração em geral. Nos últimos oito anos tivemos um concurso para delegado. Se nós tivéssemos a pretendida autonomia, nós poderíamos decidir quando o concurso seria aberto de acordo com a necessidade do órgão", criticou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por