Em cerimônia, TSE lacra programas usados na urna eletrônica

Agência Brasil
06/09/2018 às 13:03.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:19
 (José Cruz / Arquivo / Agência Brasil)

(José Cruz / Arquivo / Agência Brasil)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assinou e lacrou nesta quita-feira (6) os códigos-fonte dos programas que serão utilizados na urna eletrônica nas eleições deste ano. A cerimônia simbólica marca o momento a partir do qual não é mais possível fazer qualquer alteração nos softwares utilizados na eleição.

Neste momento, ainda não foram incluídas nos sistemas as informações sobre candidatos e eleitorado, que devem ser inseridas em cerimônias separadas, a serem realizadas nos Tribunais Regionais Eleitorais.

O fechamento do código-fonte dos programas não impede a inserção ou modificação posterior dos nomes dos candidatos, uma vez que é uma funcionalidade própria do software que permite o procedimento, esclareceu a área técnica do TSE.

Uma vez lacrados, os softwares da urna eletrônica são enviados aos TRE´s para instalação nas urnas, em cerimônias abertas a serem realizadas a partir de 17 de setembro. Na mesma ocasião é que devem também ser inseridos os nomes dos candidatos.

A cerimônia foi realizada após período de seis meses em que representantes de diversas entidades puderam acompanhar o desenvolvimento dos sistemas, entre elas, o Congresso, o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia, partidos políticos e departamentos de tecnologia de universidades.


Leia mais:
TSE aprova candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência
Fachin nega pedido de Lula para afastar impedimento à candidatura ao Planalto
PGR pede esclarecimentos a Bolsonaro sobre frase 'fuzilar petralhas'

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por