Embate incomum: duas chapas disputam o controle da Unimed-BH

Bruno Porto - Hoje em Dia
05/02/2014 às 08:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:48
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Tradicionalmente conduzido com chapa única, o processo eleitoral que escolhe a direção da Unimed-BH terá neste ano um embate que é incomum dentro da instituição. Em 16 anos, é a segunda vez em que duas chapas disputarão a preferência dos 5.500 médicos cooperados.

No dia 26 de março será conhecido o novo administrador de uma carteira de 1,2 milhão de clientes e de um faturamento anual que gira em torno de R$ 2,3 bilhões.

A disputa será entre o candidato da situação, o cardiologista Samuel Flam, que lidera a chapa “Crescimento e Participação”, e o pediatra Mário Lavorato da Rocha, que encabeça a chapa oposicionista “Unimed de Todos Nós”. A principal divergência entre eles está no modelo de gestão.

Flam defende a continuidade da qualificação da rede prestadora de serviços, com a ampliação dos hospitais próprios da Unimed-BH.

Lavorato pretende interromper esse processo de construção de infraestrutura e priorizar o direcionamento dos recursos para atender às exigências de remuneração impostas pela Classificação Brasileira de Hierarquização de Procedimentos Médicos (CDHPM).

Conforme Lavorato, os médicos da Unimed-BH recebem R$ 72 pela consulta, o que corresponde a 70% da tabela da CDHPM.
A plataforma de Flam considera que a melhor remuneração do médico depende da manutenção do modelo atual, que garantiria o equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa.

“A Unimed-BH tem conseguido ajustar anualmente os honorários médicos acima da inflação, e é nosso compromisso manter essa estratégia”, diz o texto no site da chapa situacionista. Procurado ontem para entrevista, Flam não retornou os telefonemas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unimed-BH, nenhuma das chapas realizou, até o momento, sua inscrição. O prazo final é dia 24 deste mês.

PERFIL
Unimed-BH
Faturamento: R$ 2,3 bilhões (2012)
Médicos cooperados: 5.500
Abrangência: 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Clientes: 1,2 milhão
 

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