Energia fotovoltaica pode reduzir a conta de luz em até 90%; diz engenheira eletricista

Maria Amélia Ávila
mvarginha@hojeemdia.com.br
20/05/2021 às 18:44.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:59
 (Valeria Marques)

(Valeria Marques)

Pelo menos 10 mil brasileiros já produzem a própria energia por meio de sistema fotovoltaico, que gera energia elétrica através da luz do sol. A alternativa é promessa de economia na conta de luz. Em épocas de reservatórios com níveis baixos, os valores podem, inclusive, vir nas alturas. Assim, a instalação de placas de energia fotovoltaica surge como opção.

Engenheira eletricista e coordenadora dos cursos de Engenharia das Faculdades Kennedy, Valéria Oliveira diz que a implantação desse tipo de sistema ainda é cara, mas existem linhas de crédito que facilitam a aquisição sem juros e com o valor parcelado. Mas, segundo ela, compensa: há várias vantagems e o retorno sobre o investimento aparece em torno de cinco anos.

O primeiro benefício é a redução do valor da conta de luz, que pode chegar a 90%. O único custo, depois da instalação, é da manutenção e limpeza das placas.

Outra vantagem é a valorização do imóvel. O possível comprador terá energia infinita, a baixo custo, o que eleva o valor da residência, de um sítio ou do imóvel comercial.

A coordenadora dos cursos de Engenharia das Faculdades Kennedy explica ainda que muitas pessoas utilizam as placas como cobertura, principalmente de garagens, ao invés de colocar telhado.

Mas a docente alerta que, apesar da instalação ser simples, é preciso contratar uma empresa especializada para fazer o serviço. Além de fazer todo o projeto, o prestador ainda faz o cadastro nas concessionárias e solicita a troca do padrão comum para um específico para energia fotovoltaica.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por