Depois de 22 anos, a Fiat Strada ganhou a segunda geração. A picape ficou popular por sua robustez, graças ao conjunto de suspensão com feixe de molas, que fez dela líder inabalável no mercado. Agora, chega renovada com destaque para a cabine dupla com quatro portas e cinco lugares, configuração única no segmento de leves. 

A razão das duas portas e dos três assentos extras se dá pela necessidade de muitos consumidores que precisam da caçamba e também de espaço para passageiros. Assim, a Strada resolve esse problema, além de entregar conforto de carro de passeio. </CW>

Ela tem dimensões próximas a de um sedã, muito espaço para carga e a conveniência e segurança de levar até cinco ocupantes, todos com cintos de três pontos, encosto de cabeça e ganchos de amarração do tipo Isofix. Ou seja, faz o papel do carro da família e do trabalho ao mesmo tempo, sem a necessidade de o consumidor ter que investir em dois automóveis. Detalhe: comporta 844 litros na caçamba.

Plus

Outra novidade é que as antigas cabines simples e estendida foram substituídas pela nova cabine Plus. A primeira pecava pela falta de espaço atrás dos bancos para pequenos objetos. A cabine estendida, por sua vez, resolvia esse problema, mas tomava um volume considerável da caçamba. Com a Plus, os engenheiros da Fiat conseguiram unir o inigualável volume de carga da Strada com o bom espaço interno. 

Ela comporta até 150 litros de volumes atrás dos bancos, que acomodam pertences com total segurança. Já o compartimento de carga permite impressionantes 1.354 litros e 720 quilos de carga. É possível levar uma motocicleta com a tampa fechada. Para isso, a Strada recebeu reforços estruturais e ajustes de suspensão, com novos batentes.

Motores

A Nova Strada é oferecida com dois motores. Ela parte do conhecido Fire EVO 1.4 de 88 cv e 12,5 mkgf de torque, que é mais que atestado. O grande benefício é a mecânica simples, que reduz o custo de manutenção. O segundo motor é o moderno Firefly 1.3 de 109 cv e 14,2 mkgf de torque, que se destaca pela excelente oferta de força em baixas rotações. As duas unidades se destacam por ter classificação A, pelo Inmetro. A transmissão é manual de cinco marchas para todas as versões.

Segurança e conteúdos

A nova geração da Strada estreia em conformidade com as exigências da legislação atual. As versões contam com controle eletrônico de estabilidade (com função E-Locker), controle de tração, assim como assistente de partida em rampa, além de duplo airbag (laterais na cabine dupla) e freios ABS. Além disso, toda a linha tem ar-condicionado e direção assistida. Elétrica nas versões com motor 1.3 e hidráulica nas versões 1.4. 

Um dos grandes destaques da Strada é a nova central multimídia. Ela funciona como um smartphone e permite conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Assim é possível acessar aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify sem a necessidade de cabo. A Strada ainda conta com câmera de ré e sensor de estacionamento.

Versões

A nova Strada é oferecida em cinco versões, que foram desenvolvidas para diferentes perfis de consumidores. São duas opções com cabine Plus e três com quatro portas. São elas: Endurance Cabine Plus, Endurance Cabine Dupla, Freedom Cabine Plus, Freedom Cabine Dupla e Volcano Cabine Dupla. Confira qual é a Strada certa para o seu caminho.

Arte Fiat Strada

 

LEIA TAMBÉM:

Desenvolvimento da picape marcou nova fase da fábrica de Betim