Especialista revela 3 técnicas para exercitar a memória

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/05/2017 às 16:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:46
 (Editoria de Arte/Hoje em Dia)

(Editoria de Arte/Hoje em Dia)

Nos dias atuais, em que recebemos diariamente uma enxurrada de informações, a memória parece não dar conta de processar todo o conteúdo. Mas com algumas técnicas, é possível exercitá-la para melhorar o aprendizado. 

Segundo Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem e criador do curso Memorização Avançada, aprender significa segurar na mente, ou seja, ter acesso a uma informação e criar um significado a partir dela. “Existem, essencialmente, três maneiras de aprender, e nós praticamos todas elas desde que nascemos”, explica. Veja abaixo quais são elas:

1- Repetição ativa
A primeira forma de aprender é por meio da repetição ativa. “Quando você consegue, por meio da repetição ativa, obter um input de informação, seu cérebro começa a absorver o que você está lendo”, comenta. O especialista cita as crianças, por exemplo, que repetem e erram uma canção, tentam repetir de novo muitas vezes, até acertarem”, completa.

2- Observar as informações e criar uma relação de causa e efeito
A segunda forma de aprender é por meio de uma representação mental que fazemos ao receber informações. “Diferente das crianças muito pequenas, que precisam visualizar aquilo que aprendem, nós adultos conseguimos fazer representações mentais das informações”, explica. Segundo o especialista, o processo de memorização de algo desta forma ocorre em três etapas: pergunta, teste e celebração. Para ele, é realizada uma pergunta com base nos novos estímulos, que nos levam a criar uma hipótese, que gera uma pergunta. “É isso que acontece quando você lê informações no livro, processa mentalmente  aquilo que leu, e faz um exercício com uma pergunta”, explica. 

3- Associar o novo aprendizado com algo conhecido
Criar associação de uma informação nova a algo que a gente conhece é uma das melhores formas de reter um novo conhecimento na mente e memorizá-lo. Ribeiro explica que a associação é muito utilizada quando se utiliza uma metáfora para compreender algo novo. “Se você precisa entender o que é uma autarquia, por exemplo, pode fazer comparação com o departamento de uma empresa, caso você não tenha compreensão do funcionamento do serviço público e trabalhe em uma empresa privada”, recomenda o especialista, que recorda pequenas histórias ou contos que os professores utilizam para explicar uma matéria.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por