Espetinho do Nem e da Rê: alegria entre amigos e vizinhos

Paula Machado
pmachado@hojeemdia.com.br
23/08/2018 às 22:52.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:04
 (Riva Moreira/Hoje em Dia)

(Riva Moreira/Hoje em Dia)

Um bar familiar, cujo público é em grande parte formado por amigos e vizinhos do casal de proprietários. Assim é o Espetinho do Nem e da Rê, localizado no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Com funcionamento de terça a sexta-feira, das 20h às 5h ou até “o movimento durar”, conforme afirma Renata Gonçalves, administradora do negócio ao lado do marido.

Às sextas-feiras, a casa conta sempre com roda de samba e, por isso, é o dia com maior frequência de consumidores, chegando a receber mais de 200 pessoas em uma noite, segundo o relato da comerciante. Os grupos variam: Assis e os Maneiros tocam o que a empresária denomina “samba de raiz”, além de outros destaques citados por ela, como o Samba da Vela e o Grupo TDB.

“Nossos clientes são envolvidos com o ritmo. É o pessoal aqui da comunidade, do bairro ou da rua, então somos todos amigos e temos esse gosto musical em comum”, relata “Rê”. Ela reitera que a vizinhança colabora com o bar, seja cedendo calçadas para as mesas, permitindo o barulho até mais tarde ou levando colegas de outras localidades para conhecê-lo. 

Quando questionada sobre as razões de tamanha cordialidade entre vizinhos, Renata é assertiva. “Na região, não temos muitos barzinhos, são mais botecos. Esse é o nosso diferencial, o que fez o pessoal gostar muito. Além dos eventos que promovemos, que movimentam as redondezas”, explica. 

Uma vez por mês o Espetinho do Nem e da Rê solicita o fechamento de vias à Prefeitura de Belo Horizonte para fazer a festa na rua, com brinquedos para as crianças, atividades para várias faixas etárias, som externo ou trio elétrico.

Apesar de o Espetinho geralmente não abrir aos sábados e domingos, as exceções se dão nos dias de evento. O próximo acontecerá no domingo, 23 de setembro, com um campeonato amistoso de truco para o pessoal. 

Exceção também quando há demanda da freguesia para aniversários, por exemplo. Então, a data, a quantidades de mesas e cadeiras e os alimentos servidos são combinados antecipadamente junto à gerência. Tudo entre amigos, resolvido apenas com uma boa conversa. 

 Riva Moreira / N/A

Clientela cativa - Com apoio da vizinhança, espaço do Nem e da Rê, no bairro Ouro Preto, chega a receber até 200 pessoas por noite


Cardápio

O espaço oferece vários espetos: de boi, de porco, de frango; medalhões das três carnes; de queijo coalho, corações ou kafta. Mas o prato preferido da freguesia, na experiência da Renata, é o macarrão na chapa. Os ingredientes da receita queridinha são cebola, pimentão, tomate, milho verde, peito de frango desfiado, linguiça calabresa, bacon e molho shoyu.

A cartela de bebidas possui cervejas, refrigerantes e sucos em lata e caipirinha preparada na hora. Também conhaque, cachaça mineira, ice e Skol Beats.

SERVIÇO
Espetinho do Nem da Rê
Funcionamento: De terça a sexta, das 20h às 5h
Endereço: Rua Mariana Oliveira Tavares, 173 - bairro Ouro Preto, BH
Telefone/WhatsApp: (31) 98535-8266

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por