Instalar aplicativos sem o conhecimento de suas cláusulas de uso e possíveis brechas de segurança. Essa é a realidade de 2 a cada 5 brasileiros segundo estudo realizado pela Kaspersky Lab. O número que chega a quase 40% da população que utiliza smartphones mostra uma parcela considerável dos consumidores que simplesmente desconhecem o compromisso firmado ao colocarem um novo app em seu aparelho.

O estudo, intitulado "Você tem conhecimentos cibernéticos?" perguntou a 18.507 consumidores globais sobre seus hábitos na internet e descobriu que um número alarmante de usuários expõe sua privacidade e os dados armazenados em seus telefones a ameaças virtuais.

Com a falta de leitura dos contratos de licença e as mensagens durante os processos de instalação, os usuários podem estar abrindo mão de sua privacidade, liberando o acesso a dados, instalação de outros programas e até mesmo alterações na configuração de seu dispositivo de forma legal, já que os processos foram aceitos pelo desavisado usuário.

“Isso pode transformar seus dispositivos em um falso amigo digital. Por não tomarem as devidas precauções ao instalar um app, muitos usuários permitem que seus apps invadam sua vida privada, tenham acesso ao material armazenado nos dispositivos, além de conferir permissão para instalar aplicativos indesejados, alterando seus dispositivos desde o momento da instalação. Com esta pesquisa, queremos ajudar os consumidores a terem mais cuidado com seus produtos digitais, para dessa forma protege-los dos perigos digitais”, explicou David Emm, pesquisador-chefe de segurança da Kaspersky Lab.

O questionário também mostrou que quase 40% dos brasileiros podem estar em risco, pois não têm "conhecimentos cibernéticos" suficientes para limitar as permissões dos aplicativos ao instalá-los. A pesquisa detalhou que 12% deles não fazem restrição às ações que os aplicativos podem realizar em seus aparelhos, 20% dão permissão aos aplicativos quando solicitados – mas esquecem rapidamente disto, enquanto 6,7% acham ser impossível alterar essas permissões.

Para se proteger, o especialista em segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini, dá cinco dicas:

1) Baixe apps apenas de fontes confiáveis/lojas oficiais.
2) Selecione com cuidado os aplicativos que desejam instalar no dispositivo.
3) Leia o contrato de licença durante o processo de instalação.
4) Verifique a lista de permissões que o app solicita. Não clique em "avançar" durante a instalação sem verificar o que está aceitando.
5) Use uma solução de segurança para proteger o dispositivo contra ameaças virtuais.