As plataformas Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta quarta-feira (13), relataram milhares de usuários em diversas partes do mundo. Para muitas pessoas, aparece uma mensagem de erro quando se tenta fazer uma mensagem ou atualizar o feed de notícias. No Instagram, uma das mensagens exibidas é "Erro de rede desconhecido", a outra é "Ops. Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível". Há relatos ainda de problemas na transmissão de fotos e áudios pelo WhatsApp, que pertence ao mesmo grupo. ​

O Facebook teve de usar uma outra rede social, o Twitter, para se manifestar sobre o problema nos aplicativos de seu grupo empresarial. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o quanto antes”, publicou a rede social por volta das 14h45. 

Muitos internautas aproveitaram o Twitter para narrar sobre os problemas no Facebook e no Instagram. No Trending Topic mundial do miniblog, as hashtags #FacebookDown e #instagramdown ocupam a primeira e a segunda posição. Os relatos indicam problemas tanto em desktops, como em celulares de sistema Android e IOS.

problema facebook

Segundo o site Down Detector, que registra problemas de acesso em endereços da internet, afirma que o pico de reclamações ocorreu a partir de 13h. Entre os países mais atingidos estão Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha.

Leia mais:
Ministério da Justiça pede multa de até R$ 18 mi contra Facebook
Facebook promete combater fake news sobre vacinas nas redes