Fazendas históricas, reservas de Mata Atlântica são atrativos de Santana dos Montes, em Minas Gerais

Frank Martins - Hoje em Dia
15/11/2015 às 09:46.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:29
 (Pedro Vilela)

(Pedro Vilela)

Praias paradisíacas, grandes metrópoles e localidades históricas encantadoras são alguns dos principais destinos de férias de quem está com uma viagem programada. Apesar de serem boas opções, esses lugares podem ficar consideravelmente movimentados e até desagradáveis durante a alta temporada. Por conta disso, programar uma estadia em algum hotel fazenda pelo interior de Minas pode ser uma boa alternativa de passeio.

Esquecida ao pé da Serra do Espinhaço, na parte antiga da Estrada Real, está a pequenininha e pacata cidade de Santana dos Montes. Historicamente, a atividade agrícola era a principal fonte de renda e ocupação da cidade que servia para abastecer e suprir as minas de exploração existentes na região desde do século XVIII.

Devido ao declínio da atividade mineradora, a região perdeu a força e importância econômica, e Santana dos Montes mergulhou no esquecimento. Fato que terminou sendo benéfico e culminou com a conservação da sua arquitetura original. A região reúne catorze fazendas dos séculos XVIII e XIX, muitas restauradas e algumas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Santana dos Montes também está inserida na Estrada Real, no Circuito Villas e Fazendas de Minas Gerais e no Roteiro Fazendas do Ouro, e possui reservas da Mata Atlântica habitada por fauna e flora de rara beleza e praticamente intocada pela força devastadora e exploratória do homem.

A cidade conta com cerca de 4.000 habitantes e pouco comércio. O símbolo da cidade é a Igreja de Santana, fundada em 1749. O prédio, que mantém as portas e pedras originais, tem em seu interior pinturas de Francisco Xavier Carneiro, discípulo do mestre Ataíde (1762-1830).

As coisas começaram a mudar no vilarejo a partir do fim dos anos 90 com a adaptação de cinco antigos casarões em hoteis fazenda, sendo o último deles o da Fazenda da Chácara.

Com área de aproximadamente 1000 hectares, o complexo é composto pelas Fazendas da Chácara, do Guarará e Caatinga. Nelas os hóspedes podem vivenciar o dia a dia de uma fazenda produtiva no melhor tipo de turismo rural. Entre as atividades estão passear pelas videiras e pela plantação de milho, acompanhar a ordenha dos animais, visitar um engenho secular, e degustar o vinho, a cerveja e a cachaça todos produzidos no local.

Na parte de lazer, piscina, academia, sauna e uma trilha por dentro da mata atraem os visitantes para o relax. No subsolo há um ambiente com mesa para jogos de cartas, sinuca e um scotch bar completo para os adultos.

Em Santana dos Montes, a 130 quilômetros de BH, 5 casarões-hoteis abrigam turistas em construções coloniais centenárias.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por