Pelo segundo ano consecutivo, Belo Horizonte recebe a feira Franchise4u, que reúne grandes marcas de franquias, consultores da área e investidores de todo o país. O evento acontece hoje, no Mercure Hotel, localizado no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira, das 9h às 20h. A entrada é gratuita.

Com organização inovadora, as visitas acontecem mediante horário agendado pelo site ou na recepção da mostra. Assim, os expositores não precisam investir recursos em estandes, apresentando-se em mesas de reuniões. Já o visitante é recebido pessoalmente por diretores, gerentes e outros representantes das franqueadoras.

De acordo com o diretor da Franchise4u, Ricardo Branco, formado em economia, com especialização pela Franchising University, a feira neste ano será quatro vezes mais movimentada do que em 2018. 

Para o executivo, a maior procura é consequência do otimismo pela retomada econômica do país com a mudança de governo. Outro fator apontado é o alto índice de desemprego, o que faria com que mais pessoas se interessassem em empreender. 

Apenas em Minas Gerais, o número de franquias cresceu 22% somente no último ano, passando de 579 para 704 redes durante o período. Além disso, o Estado fechou 2018 com R$ 13,5 milhões em faturamento, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Na avaliação de Branco, o crescimento se deve à maior segurança em investir no formato do que “voar sozinho”. “Dessa maneira, o empresário conta com o respaldo da marca, geralmente já consolidada no mercado, e com uma estrutura que garante benefícios como departamentos de marketing, administrativo e de treinamento, garantindo melhores resultados”, defende.

Em análise semelhante, relatórios da ABF expressam que o aumento de redes e de lojas demonstra “consolidação e amadurecimento do setor de franchising no Brasil”. 

Pesquisas da Associação apontam ainda que a confiança do consumidor brasileiro nesse tipo de empreendimento vem crescendo ou, no pior cenário, mantendo-se praticamente estável. 

O percentual de compradores que dizem confiar em franquias passou de 88,8%, em janeiro de 2018, para 96,6% no mesmo mês de 2019. Os números de março registram ligeira queda, de 92% para 91%.

Mais de 70 franqueadoras confirmaram presença na edição de 2019 da Franchise4u na capital mineira. Há opções em diversos segmentos, como alimentação, escolas de línguas, vestuário, drogarias, pet shops, saúde, beleza e estética, viagens, entretenimento, serviços para o lar, entre outros.

O diretor da Loja de Franquias, Lucien Newton, estará pela segunda vez na feira e tem altas expectativas para o evento e vários horários preenchidos com antecedência. 

A empresa de Belo Horizonte liderada pelo administrador e especialista em Gestão de Negócios presta assessoria, desde 2012, a interessados em adquirir uma loja franqueada e também para aqueles que desejam expandir as operações de sua companhia.

Newton afirma que “não há franquias ruins, mas escolhas erradas durante o processo de seleção e compra”. Para investir com prudência, ele orienta os adquirentes a estudar a configuração do negócio, comparando-a ao perfil da região em que pretende implementá-lo, bem como ao do consumidor local.

Já a rede de clínicas de vacinação, Prophylaxis, originária do Rio de Janeiro, vem a BH com o intuito de ampliar suas ações em Minas, onde tem apenas uma unidade, em Barbacena, cidade da região Central. 

Para o CEO da rede, Marcos Tendler, “o Estado é atrativo e vem apresentando um bom desenvolvimento econômico”. No último ano, a marca faturou R$ 20 milhões, com 28 lojas pelo país. Em 2019, espera aumentar esse valor em 30% e abrir uma casa em cada capital brasileira. 

SERVIÇO:

Frenchise4u Belo Horizonte
Data: Hoje, 13 de junho de 2019
Horário: Das 9h às 20h
Local: Mercure Hotel Lourdes (Av. do Contorno, 7.315)
Agendamentos: www.franchise4u.com.br