Feito na marra: desenvolvido como projeto não oficial, Golf GTI conquistou o mundo em 1976

Marcelo Ramos
26/07/2019 às 14:24.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:43
 (Fotos VW)

(Fotos VW)

A nona geração do Golf será a grande atração da Volkswagen no Salão de Frankfurt. O hatch se tornou o carro mais vendido na história da marca, superando o Fusca, e só não vendeu mais que o Toyota Corolla. Lançado em 1974, o modelo foi a interpretação cubista do Fusquinha, com desenho assinado por Giorgetto Giugiaro. 

Tudo nele era revolucionário diante do antecessor do automóvel, como o motor dianteiro transversal e refrigerado a água. Mas ele era um carro pacato, que entregava no máximo 75 cv na versão mais pujante.Fots VW

Mas, nos corredores da VW, tinha um grupo de engenheiros que sabia que ele podia ir além da proposta de um carro popular para as ruas estreitas da Europa. O veículo começou a ser desenvolvido na boca miúda pelo chefe de Imprensa, Anton Konrad, e o engenheiro Alfons Löwenberg, no chamado(projeto não oficial da fábrica). 

A ideia foi tomando corpo e ganhando novos participantes, até o protótipo ser apresentado para a diretoria da VW em maio de 1975, que aprovou a fabricação do modelo.

A apresentação

No Salão de Frankfurt de 1975, a Volks apresentou o GTI. Em italiano, a sigla correspondia a Gran Turismo e IniezioneSKUNKWORK PROJECT – O Golf GTI é fruto de um projeto não oficial; porém, de tão incrível, a diretoria aprovou o carro em maio de 1975 e o levou para Frankfurt logo em seguida. A versão trazia, sob o capô, o inovador sistema de injeção mecânica K-Jetronic da Bosch, que substituía o carburador Solex, de corpo simples. Fotos VW

O módulo de alimentação foi montado no bloco 1.6 litro e elevou a potência de 75 cv para 110 cv. Ou seja, um ganho de quase 50%, o que era mais que suficiente para fazer com que os 810 quilos do carrinho acelerassem de forma ríspida. 

Visualmente, o GTI não se diferenciava muito das demais versões. Além do emblema na grade do radiador, ele tinha moldura vermelha e ainda contava com molduras nos para-lamas e outros detalhes que destacavam a versão.
 
Por dentro, era um carro espartano, sem grandes refinamentos como no GTI atual. Os principais elementos de estilo eram os bancos com estofamento xadrez (que é uma tradição até hoje no hatch) e o pomo do câmbio que simula uma bolinha de golfe. 

Ele chegou ao mercado em 1976 e virou uma febre, com direito a diversas edições como o famoso GTI Pirelli. Em 1983 chegou o Golf Mk II. Mas, aí, é outra história.Fotos VW

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