A nona geração do Golf será a grande atração da Volkswagen no Salão de Frankfurt. O hatch se tornou o carro mais vendido na história da marca, superando o Fusca, e só não vendeu mais que o Toyota Corolla. Lançado em 1974, o modelo foi a interpretação cubista do Fusquinha, com desenho assinado por Giorgetto Giugiaro. 

Tudo nele era revolucionário diante do antecessor do automóvel, como o motor dianteiro transversal e refrigerado a água. Mas ele era um carro pacato, que entregava no máximo 75 cv na versão mais pujante.

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Mas, nos corredores da VW, tinha um grupo de engenheiros que sabia que ele podia ir além da proposta de um carro popular para as ruas estreitas da Europa. O veículo começou a ser desenvolvido na boca miúda pelo chefe de Imprensa, Anton Konrad, e o engenheiro Alfons Löwenberg, no chamado(projeto não oficial da fábrica). 

A ideia foi tomando corpo e ganhando novos participantes, até o protótipo ser apresentado para a diretoria da VW em maio de 1975, que aprovou a fabricação do modelo.

A apresentação

No Salão de Frankfurt de 1975, a Volks apresentou o GTI. Em italiano, a sigla correspondia a Gran Turismo e IniezioneSKUNKWORK PROJECT – O Golf GTI é fruto de um projeto não oficial; porém, de tão incrível, a diretoria aprovou o carro em maio de 1975 e o levou para Frankfurt logo em seguida. A versão trazia, sob o capô, o inovador sistema de injeção mecânica K-Jetronic da Bosch, que substituía o carburador Solex, de corpo simples. 

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O módulo de alimentação foi montado no bloco 1.6 litro e elevou a potência de 75 cv para 110 cv. Ou seja, um ganho de quase 50%, o que era mais que suficiente para fazer com que os 810 quilos do carrinho acelerassem de forma ríspida. 

Visualmente, o GTI não se diferenciava muito das demais versões. Além do emblema na grade do radiador, ele tinha moldura vermelha e ainda contava com molduras nos para-lamas e outros detalhes que destacavam a versão.
 
Por dentro, era um carro espartano, sem grandes refinamentos como no GTI atual. Os principais elementos de estilo eram os bancos com estofamento xadrez (que é uma tradição até hoje no hatch) e o pomo do câmbio que simula uma bolinha de golfe. 

Ele chegou ao mercado em 1976 e virou uma febre, com direito a diversas edições como o famoso GTI Pirelli. Em 1983 chegou o Golf Mk II. Mas, aí, é outra história.

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